Carta de ottawa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A carta de Ottawa

A carta de Ottawa é um documento apresentado na primeira conferência internacional sobre promoção da saúde, realizada em Ottawa, Canadá em novembro de 1986. Trata-se de uma carta de intenções que busca contribuir com as políticas de saúde foi em todos países, de forma equânime e universal, a primeira conferência internacional sobre a promoção da saúde, realizada em Ottawa em21 de novembro de 1986, emite a presente carta dirigida à execução do objetivo a saúde para todos no ano 2000.
Promoção da Saúde
Consiste em proporcionar aos povos os meios necessários para melhorar sua saúde e exercer um maior controle sobre a mesma, a saúde então não veem como um objetivo, mas como a fonte de riqueza da vida cotidiana.

Pré- Requsitos para a Saúde
ƒ Paz, abrigo, educação,alimentação, recursos econômicos, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade. Qualquer melhora da saúde há de ter como base necessariamente, este pré- requisistos

A capacitação, através da garantia de oportunidades e recursos igualitários para todas as pessoas no intuito de realizar completamente seu potencial de saúde, através de ambientes favoráveis, acesso àinformação, a experiências e habilidades na vida, e a liberdade para a escolha de uma vida mais sadia.
Os compromissos com a promoção da saúde como objetivo fundamental dos participantes da Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, através da atuação nas políticas públicas, da defesa do meio-ambiente, da luta pela igualdade social, do incentivo à Apelo à Intervenção Internacional
A Conferênciaapela à Organização Mundial de Saúde e às outras organizações internacionais que advoguem a promoção da saúde em todos os fóruns apropriados e apoiam os países no desenvolvimento e implementação de estratégias e programas de promoção da saúde.conferência conclama a todos os interessados juntar esforços no compromisso por uma forte aliança em torno da saúde pública.

Promover os meios
Sua açãotem o objetivo de reduzir as diferenças no atual estado da saúde e assegurar a igualdade de oportunidades e promover os meios que permitam a toda população desenvolver ao máximo sua saúde potencial. As pessoas não poderão alcançar sua plena saúde potencial a menos que sejam capazes de assumir seu estado de saúde, isto se aplica igualmente a homens e mulheres.

Criação de ambientes favoráveisO trabalho e o lazer devem ser fonte de saúde para a população, o modo como a sociedade organiza o trabalho devem contribuir para a criação de uma sociedade saudavel, é essencial que se realize uma avaliação sistemática do impacto que as mudanças do meio ambiente produzem na saúde, particularmente nos setores da tecnologia, trabalho, energia, produção e urbanismo. A proteção, tanto dos ambientesnaturais, devem fazer parte das propriedades de todas as estratégias de promoção da saúde.
Desenvolvimento de Apetidões pessoais
A promoção da saúde favorece o desenvolvimento pessoal e social, de forma a proporcionar informação e educação sanitária e aperfeiçoar as aptidões indispensáveis à vida. É essencial proporcionar os meios para que, ao longo da sua vida, a população prepare para asdiferentes etapas da mesma e enfrente as enfermidades e lesões crônicas. No sentido que isso só exista uma participação ativa por parte das organizações profissionais comercias e beneficientes, orientadas tanto ao exterior como ao interior das próprias instituições.
Reorganização dos serviços sanitário
A responsabilidade pela promoção da saúde e por parte do serviços sanitários são divididos paratodos trabalharem em conjunto para conseguir um sistema de proteção da saúde. Esses serviços devem tomar uma nova orientação que seja sensível às necessidades culturais dos individuos e as respeitar, tudo isso acabará produzindo mudança na atitude e organização dos serviços sanitários de forma a girarem em torno das necessidades do individuos como um todo.
Interrompendo no futuro
A saúde é o...
tracking img