Carta de ottawa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Carta de Ottawa, assim como a Declaração de Alma-Ata também foi resultante da 1ª Conferencia Internacional sobre a Promoção da Saúde.
A Conferencia de Ottawa vem de um novo movimento de saúdepublica a nível mundial, como resposta as crescentes expectativas de saúde e bem estar, principalmente dos países mais desenvolvidos e industrializados. Como esperado essas expectativas e exigências sóse tornaram possíveis e reais porque houveram melhoras no estado de saúde das populações desses países, que colocaram em pratica as recomendações da Declaração de Alma-Ata, juntamente com atualizaçõesque foram discutidas na Assembléia Mundial da Saúde, com a meta de “saúde para todos”.
A Carta de Ottawa começa definindo o que é Promoção da Saúde, que ate então esse conceito era algo novo noâmbito da saúde publica: “..é o processo que visa aumentara a capacidade dos indivíduos e das comunidades para controlarem a sua saúde, no sentido de a melhorar. Para atingir um estado de completo bem-estarfísico, mental e social, o individuo ou o grupo devem estar aptos a identificar e realizar as suas aspirações, satisfazer as suas necessidades e a modificar ou adaptar-se ao meio.”
Nessa cartareassume-se que a OMS entende que existam alguns pré-requisitos para que a saúde funcione de maneira adequada como, a habitação, paz, educação, alimentação, recursos sustentáveis, justiça social, entreoutros. Diz também, que a “saúde é um bem a advogar”, pois condiciona o desenvolvimento socioeconômico dos países, a qualidade de vida dos cidadãos. Do mesmo modo os níveis de saúde são determinados porinúmeros fatores, por exemplo, políticos, sociais, comportamentais, ambientais, culturais, e fazendo com que tudo isso flua de maneira correta é advogar em prol da saúde publica.
A promoção da saúdeimplica na aplicação de diversas ações coordenadas, entre governo, setores da saúde, voluntários, ONGs , empresas, comunicação social, comunidade em geral. Nesta mediação os profissionais da área...
tracking img