Teologia

Páginas: 3 (627 palavras) Publicado: 9 de junho de 2012
Os dons de Deus nos mantêm firmes até o fim
Citação: 1,1-9
Quando Paulo escrevia às comunidades, costumava começar com o endereço, uma saudação e um agradecimento.

É um agradecimento fundado emtrês realidades:
a) Mediante a pregação, por graça de Deus os coríntios puderam receber a revelação, ou seja, as riquezas da palavra e do conhecimento. Paulo estivera em Corinto o tempo suficientepara pregar o Evangelho. Isso não foi mérito de ninguém, mas pura graça, presente de Deus em Jesus Cristo.

b) Os cristãos de Corinto estão repletos de todos os dons. A abundância de carismaspermite aos cristãos conservarem-se firmes no testemunho de Cristo e na esperança da revelação final.

c) Esta esperança corresponde a contínua fidelidade de Deus, que chama a comunidade para a comunhãocom ele e a fortalecerá até o fim. Talvez, Sóstenes fosse o chefe da sinagoga de Corinto (At 18, 12-17).

I Carta de Paulo aos Coríntios - O autor
Paulo é oriundo da diáspora, nascido e formadono mundo grego. Natural da cidade de Tarso de pais judeus da tribo de Benjamim (At.23,6).

Ele foi criado dentro das exigências da lei e das tradições paternas (Gl 1,14). Era judeu praticante,preocupado com a observância da Lei.

Desde o nascimento foi cidadão romano (At 22,25-29), mas sempre se orgulhou de ser judeu e fariseu. Tinha dois nomes: Saulo, o nome judaico e Paulo o nome grego. Éerrado dizer que antes da conversão se chamava Paulo e depois Saulo.

Como todos os meninos judeus da época, Paulo recebeu sua formação básica na casa dos pais, na sinagoga do bairro e na escolaligada à sinagoga; como aprender a ler e escrever; estudar a Lei de Deus e a história do povo; assimilar as tradições religiosas; aprender as orações e os salmos.

O método era: pergunta e resposta;repetir e decorar; disciplina e convivência. Além da formação básica em Tarso, Paulo recebeu uma formação superior em Jerusalém. Estudou aos pés de Gamaliel (At 22,3). Não só era conhecedor a fundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • Teologia
  • teologia
  • Teologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!