Carta de atenas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARTA DE ATENAS
Assembléia do CIAM – Congresso Internacional de Arquitetura Moderna – 19331

Vistas do antigo prédio do Ministério da Educação e Saúde (atual Palácio Gustavo Capanema do MinC.), projetado por equipe de arquitetos brasileiros sob o comando de Lúcio Costa, a partir de croqui de Le Corbusier.2 É uma das primeiras realizações dos princípios da arquitetura moderna, inclusive emescala internacional, tanto do ponto de vista do prédio como da sua implantação em quadra urbana. Foi edificado no centro histórico do Rio de Janeiro: 1936-43. No entanto, a arquitetura “moderna” contemporânea é predominantemente a versão feita pela lógica da acumulação capitalista que desvirtuaram os seus princípios, principalmente na essência.

Organização e Fotos: CARVALHO, Pompeu Figueiredo de,2001.

Para analisar as idéias da Carta de Atenas no seu devido tempo é útil a apresentação feita por Rebbeca Scherer na edição da Hucitec-Edusp, de 1989. Dada a proeminência de Le Corbusier no ideário da arquitetura moderna, é interessante o contato com seus livros, suas obras (mesmo que virtualmente), bem como com a extensa bibliografia sobre ele. Há a Fondation Le Corbusier que dispõe desítio na Internet: Http://www.fondatinalecorbusier.asso.fr/.
2

1

www.rc.unesp.br/igce/planejamento

Laboratório de Planejamento Municipal – LPM – IGCE/UNESP

PRIMEIRA PARTE GENERALIDADES A CIDADE E SUA REGIÃO

1 - A Cidade é só uma parte de um conjunto econômico, social e político que constitui a região. Raramente a unidade administrativa coincide com a unidade geográfica, ou seja, com aregião. O recorte territorial administrativo das cidades pode ter sido arbitrário desde o início ou pode ter vindo a sê-lo posteriormente, quando, em decorrência de seu crescimento, a aglomeração principal uniu-se a outras comunidades e depois as englobou. Esse recorte artificial se opõe a uma boa gestão do novo conjunto. De fato, certas comunidades suburbanas puderam adquirir inopinadamente umvalor imprevisível, positivo ou negativo, seja tornando-se sede de residências luxuosas, seja acolhendo centros industriais dinâmicos, seja reunindo miseráveis populações operárias. Os limites administrativos aço que compartimentam o complexo urbano tornam-se então paralisantes. Uma aglomeração constitui o núcleo vital de uma extensão geográfica cujo limite é constituído pela zona de influência deuma outra aglomeração. Suas condições vitais são determinadas pelas vias de comunicação que asseguram suas trocas e ligam-se intimamente à sua zona particular. Só se pode enfrentar um problema de urbanismo referenciando-se constantemente aos elementos constitutivos da região e, principalmente, a sua geografia, chamada a desempenhar um papel determinante nessa questão: linhas de divisão de águas,morros vizinhos desenhando um contorno natural confirmado pelas vias de circulação, naturalmente inscritas no solo. Nenhuma atuação, pode ser considerada se não se liga ao destino harmonioso da região. O plano da cidade é só um dos elementos do todo constituído pelo plano regional.

2 - Justapostos ao econômico, ao social e ao político, os valores de ordem psicológica e fisiológica próprios ao serhumano introduzem no debate preocupações de ordem individual e de ordem coletiva. A vida só se desenvolve na medida em que são conciliados os dois princípios contraditórios que regem a personalidade humana: o individual e o coletivo. Isolado, o homem sente-se desarmado; por isso liga-se espontaneamente a um grupo. Entregue somente a suas forças, ele nada construiria além de sua choça e levaria,na insegurança, uma vida submetida a perigos e a fadigas agravados por todas as angústias da solidão. Incorporado ao grupo, ele sente pesar sobre si o constrangimento de disciplinas inevitáveis, mas, em troca, fica protegido em certa medida contra a violência, a doença, a fome: pode aspirar a melhorar sua moradia e satisfazer também sua profunda necessidade de vida social. Transformado em...
tracking img