Carta acerca da tolerancia, locke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Mato Grosso
Disciplina: Introdução a Filosofia.
Professor: Roberto
Aluno: Welton Chaves da Silva
Tema: Carta Acerca da Tolerância, Locke.

Ao analisar o texto vemoso problema das questões religiosas, trazidas por John Locke, que de acordo com suas interpretações, estas questões provocaram os principais conflitos religiosos no mundo, a partir do momento em quea religião passou a interferir nas decisões do Estado e  da sociedade.

Acredito que a intolerância religiosa ou mais precisamente a tolerância do homem, sempre tentou impor-se a quem não seguiaseus preceitos, algo que foge completamente ao que é pregado pelo evangelho cristão, e utilizar métodos mais humanos como lógica para explicar o que a palavra de Deus propõe, poderia ter resultadosmais satisfatórios do que métodos brutais de imposição utilizando a dor como meio de esclarecimento. Se o homem tem livre arbítrio para com suas escolhas, a igreja tentava tornar as suas as do homem,colocando em cheque o que está no próprio evangelho.
É dito que a palavra e os caminhos a seguir são os corretos (os de Deus), mas toda religião é criada e mantida pelo homem, afinal o que foi nosdeixado foi o evangelho, e que foi digamos invertido o seu sentido pois foi deixado de lado o aquilo que era pregado como o bom caminho, e foi pregado o que estava a interesse da igreja, seja paramanter o status e poder, como manter sob controle os que não se identificavam com essa religião ou praticavam outras seitas. O homem moldou a igreja a seu interesse, e isso dificultava até mesmo a suacredibilidade com quem não era religioso, pois não passava o exemplo de os que eram de Deus, eram puros em sua essência, prontos sempre a perdoar.
A religião, por mais força que tenha, não écapaz de impor alguma verdade ao povo, sem que o povo seja vítima dela por ser autoritária, e ferir o direito do homem já faz pensar se estariam mesmo em nome de Deus, pois isso também tem graves...
tracking img