Carne bovina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
‘CARACTERIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DE CARNE BOVINA NO BRASIL

Aline Herzog Simões (UFES)
Elizangela de Abreu Basílio (UFES)
Keuwy Sousa Rocha (UFES)
Marcus Vinicius Oliveira Camara (UFES)
Thayse Ferrari (UFES)
Wlisses Bonelá Fontoura (UFES)

RESUMO

No Brasil, o agronegócio tem avançado significativamente e ganhado grande importância na economia nacional, representando uma parcelaconsiderável do PIB brasileiro. A pecuária de corte destaca-se nesse setor, com cerca de um terço do valor total da produção, principalmente no que se refere ao mercado externo. Além disso, a carne bovina, que é um dos principais componentes da dieta alimentar da população brasileira, representa um dos mais importantes mercados do setor no país. Diante desse cenário otimista, o objetivo destetrabalho é identificar as principais características da cadeia de produção da carne bovina, os canais de distribuição utilizados, o melhor modelo de comercialização, questões logísticas (de interface com o marketing) e o comportamento do preço do produto no mercado. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica e uma consulta a estudos de casos, que permitiram uma visão mais abrangente da cadeiaprodutiva como um todo. Além disso, esses estudos possibilitaram uma melhor compreensão da complexa estrutura que envolve relações econômicas e produtos perecíveis.

Palavras Chave: Carne Bovina, Cadeia de Produção, Logística

1. INTRODUÇÃO

O agronegócio é visto como a cadeia produtiva que envolve desde a fabricação de insumos, passando pela produção nos estabelecimentos agropecuários e pelasua transformação, até o seu consumo (GASQUES et al, 2004).

De acordo com a SIC (2012) os primeiros bovinos foram introduzidos no Brasil no período da colonização, estes eram procedentes de Cabo Verde em umas das expedições de exploração ao país. O objetivo inicial do envio dos bovinos ao país era para o uso dos animais na tração, principalmente para a movimentação dos moinhos nos engenhos decana-de-açúcar e também como um meio de transporte e servir como alimentos aos escravos.
A pecuária, juntamente com seus setores a montante e a jusante, representam cerca de 30% do valor da produção do agronegócio brasileiro, mostrando-se fundamental para a pretensão de crescimento da economia. Isso se deve ao fato da carne bovina ter posição privilegiada entre os agropecuários exportados peloBrasil. Para Miranda (2001) ela é um produto muito importante quando se busca a geração de superávits na balança comercial.

Os maiores criadores bovinos nacionais estão localizados no eixo Centro-Sul, principalmente nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. Esses Estados juntos representam cerca de 45% da produção nacional de bovinos.
Além da grande importânciaeconômica, essa atividade apresenta grande relevância social para o país. No que tange ao ponto de vista social, ela é uma importante geradora de empregos, diretos e indiretos, devido a sua complexa cadeia produtiva, representando uma fonte de renda para milhares de famílias brasileiras.
Apesar de toda a relevância dessa atividade, Montoya e Parré (2000) dizem que o produtor se mantém entre os setores demercado altamente especializados e não possui capacidade de formular os preços finais do seu produto. Sendo assim, para Arbage (2000), o pecuarista é um tomador de preços, altamente dependente do poder aquisitivo do mercado consumidor para o qual sua produção se destina.

Com base nas informações apresentadas, este trabalho tem por finalidade realizar um diagnóstico da cadeia produtiva de carnebovina, os canais de distribuição utilizados nessa cadeia, o modelo de comercialização, as questões logísticas (integrando transporte, armazenagem e marketing) e o comportamento do preço do produto ao longo do tempo e em função do mercado. Além disso, serão abordadas as limitações e barreiras observadas no setor, bem como a legislação vigente que controla tal atividade.

2. OBJETIVOS
O...
tracking img