Carnaval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Carnaval e sua historia
“A origem da festa carnavalesca está coberta de mistérios e controvérsias. Alguns afirmam que ela teria surgido nos ritos agrários das primeiras sociedades de classes,outros preferem considerar que a primeira folia aconteceu no Antigo Egito ou na civilização greco-romana. O certo é que existem referencias ao termo “Carnaval” a partir do século XI, quando a Igrejadecide instituir o período da Quaresma. Daí em diante, a festa vai tomar várias formas até que, no século XIX, a burguesia parisiense “inventa” o Carnaval tal como o concebemos atualmente.”
Carnaval de1989, em todos os cantos brasileiros, blocos, bandas, rodas de pagode, mesas de bares, um refrão destaca-se e torna-se um dos mais conhecidos sambas. “Eu vou tomar um porre de felicidade, vousacudir, eu vou zoar toda a cidade”, contam os brasileiros ressaltando nosso gosto pela folia. Três compositores – J. Brito, Bujão e Franco – criaram para a escola de samba carioca União da Ilha doGovernador, esse que se tornaria o verdadeiro hino da nossa “festa profana”.
“Celebrar a alegria, comemorar a felicidade, exorcizar os problemas numa bebedeira de satisfação e volúpia... ao que parece, estaseria a principal função do Carnaval.”
As folias carnavalescas são as maiores celebrações de felicidade do mundo, isso não podemos negar. Nos brasileiros conhecemos muito bem. Porém, não podemosafirmar a existência do carnaval no Antigo Egito e nas civilizações grego romanas. Diferente do que já foi visto em outros livros, não há como afirmar que as festas desses outros países deram início nocarnaval. Claro que todas as festas possuem uma origem em comum mas não necessariamente o carnaval.

Etienne Jeaurat, Le Carnaval des rues de Paris. Óleo sobre tela.

Por isso quando tentamosestabelecer as origens do carnaval é preciso ser cauteloso para não confundir as festas e celebrações das antigas civilizações com o que entendemos por carnaval.
“Uma está na raiz da outra, mas...
tracking img