Behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Impacto do Behaviorismo na Educação
________________________________________
Cada professor tem alguma crença ou teoria sobre aprendizagem, que é o elemento motor de sua estratégia de ensino.
Professores que concordam com as afirmativas abaixo, são coerentes com os psicólogos que seguem a teoria comportamentalista:
• Estudantes necessitam de notas, estrelas douradas e outros incentivos paraaprender e cumprir as tarefas escolares
• Estudantes deveriam receber notas de acordo com padrões uniformes de resultados alcançados que o professor estabeleceu para a classe
• Curriculum deve ser organizado por temas que são cuidadosamente organizado em seqüências
Professores que aceitam a pespectiva comportamentalista assumem que o comportamento dos estudantes é uma resposta a seu ambientepassado e presente e que todo o comportamento é aprendido. Como decorrência, qualquer comportamento pode ser analisado em termos de seu histórico de reforços. Uma vez que a aprendizagem é uma forma de modificação de comportamento, a responsabilidade do professor é construir um ambiente em que o comportamento correto do estudante seja reforçado.
Os comportamentos não desejados do estudante na aula,podem ser modificados usando-se princípios de modificação de comportamento. Algumas recomendações para eliminar comportamentos não desejados na aula são:
• Reforçar o comportamento desejado que seja oposto e que eventualmente substitua os padrões do comportamento indesejado
• Enfraquecer o comportamento indesejado removendo os eventos de reforço que mantém aquele comportamento
• Usando atécnica da saciação que é o procedimento que encoraja uma pessoa a engajar-se num comportamento problema repetidamente até que se canse dele
• Mudando as condições de estímulo que influenciam aquele comportamento
• Usando punição para enfraquecer aquele comportamento
• Os críticos dizem que o behaviorismo simplifica demasiado o comportamento humano e que vê o ser humano como um autômata ao invés deuma criatura com vontade e metas.
• Independente do que os críticos dizem, a abordagem comportamentalista exerceu uma forte influência na Psicologia aplicada, principalmente nos Estados Unidos levando ao estudo de problemas reais relativos a comportamento. E uma vez que aprendizagem é uma forma de mudança de comportamento, o procedimento de modificação de comportamento desenvolvido peloscomportamentalistas foi útil a muitos professores.

1) Teoria Behaviorista ou Comportamentalista
"O homem é produto das contingências reforçantes do meio. " Skinner (1972).
Esta frase é o carro chefe desta teoria. De acordo com esta teoria, o homem é um organismo que, a partir de estímulos naturais e previamente planejados, responde a um propósito externo, reforçando, assim, respostas condicionadas.Aqui o meio é o determinante exclusivo de todo o comportamento e conhecimento. Pertencem a este grupo as teorias de Skinner, principalmente.
Neste tipo de abordagem acredita-se que os comportamentos complexos podem ser interpretados a partir de conceitos e princípios simples, e que a aprendizagem é um processo pelo qual o comportamento é modificado como resultado da experiência, ou seja,mecanicamente determinada por estímulos externos.
A ênfase está na programação do ensino. Existe todo um planejamento cuidadoso da aprendizagem, das seqüências das atividades de estudo, sendo totalmente linear e guiado. O professor tem como função planejar, arranjar e controlar a aprendizagem para um maior desempenho, sendo ele e os textos a fonte de informação. Ao aluno cabe adquirir os comportamentosdesejáveis, fazendo os ajustes necessários.
Todo o processo de ensino-aprendizagem é direcionado, programado a atingir os objetivos e habilidades que levem a competência. O aluno precisa de incentivos e motivação para compreender e cumprir os requisitos colocados pelo professor, devendo ser premiado de acordo com um padrão que é definido para a sua classe. O aluno é ensinado a procurar a...
tracking img