Carlos chagas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Kelly Cristina de Sousa Freitas Nascimento – Mat.: 201110160 Amanda de Melo Alves – Mat.: 201110138

TÍTULO: CARLOS CHAGAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CIÊNCIA NO BRASIL

1 Introdução Este trabalho tem como proposta, apresentar fatos relevantes sobre a vida e obra de Carlos Ribeiro Justiniano Chagas, mais conhecido como Carlos Chagas. Discutir e contextualizar suas contribuições científicas.No início do século XX, sob influência da difusão da microbiologia e das teorias de Louis Pasteur (1822-1895) e Robert Koch (1843-1910) sobre a ação de microrganismos como causas de doenças e o desenvolvimento de novos recursos como soros e vacinas para combatê-las, o ensino de medicina no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, segue a vertente de incorporação da medicina experimental, ou seja, apesquisa em laboratório como produtora de novos conhecimentos científicos. Segundo Kropf, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro:
A incorporação, ao campo da clínica, das novas disciplinas, instrumentos e métodos da ciência experimental, em conformidade com a tendência dominante na medicina européia, era reivindicada como o caminho indispensável para que a medicina brasileira, mediante umamplo programa de pesquisas orientadas para a patologia nacional, se tornasse depositária da grande confiança que se projetava sobre a ciência como chave fundamental do progresso. (KROPF. 2006, p.50).

Nesse período, também se encontrava em evidência a chamada medicina tropical – os europeus passaram, após conquistarem e explorarem outros continentes, a preocuparem-se com as doenças dos trópicosque ocorriam em suas colônias, conforme discorre Edler:
As descobertas sobre as formas patogênicas dos helmintos reformulavam, numa linguagem estranha à tradição médica, uma série de questões no campo da patologia, cujas respostas pressupunham o domínio de novas áreas do saber – sistemática, ecologia, parasitologia, biogeografia, entomologia, 1

helmintologia. Essas diferentes dinâmicas depesquisa se somariam a outras tradições emergentes – protozoologia, bacteriologia – para compor, na última década do século XIX, o repertório de disciplinas conexas à medicina tropical. (EDLER. 2009, p.749-750).

Sendo então criadas na Inglaterra, em 1899, as primeiras escolas dedicadas ao ensino e ao estudo da medicina tropical, particularmente sobre o papel dos insetos na transmissão de doenças –a entomologia médica. Foi nesse contexto que Carlos Chagas diplomou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1903, após defender sua tese sobre os aspectos hematológicos da malária; época em que ocorreu seu primeiro contato com o Instituto Soroterápico Federal, em Manguinhos, onde desenvolveria a maior parte de sua vida profissional. O Instituto de Manguinhos, denominado InstitutoOswaldo Cruz a partir de 1908, criado para fabricar soro e vacina contra a peste bubônica, se consolidaria no Brasil como referência na pesquisa e ensino da medicina experimental e atrairia os estudantes interessados, como Chagas, no estudo científico desse campo da medicina. De lá seriam enviados pesquisadores em expedições científicas a diversas cidades brasileiras, com o objetivo de estudar ascondições sanitárias de distintas regiões e combater as epidemias que prejudicavam as obras de companhias públicas e privadas, associadas ao desenvolvimento do país, como a construção de ferrovias, que facilitariam a distribuição da produção agrícola para exportação. Em uma dessas expedições que Chagas realizou a descoberta da doença que leva seu nome. Considerado a partir de então, um cientistabrasileiro reconhecido nacional e

internacionalmente, tendo recebido inúmeros prêmios, deixou um legado de realizações, dentre elas, a descrição da doença de chagas, em 1909. Katz relata que:

A doença de Chagas, como passaria a ser conhecida por batismo do grande clínico Miguel Couto em 1910, foi posteriormente identificada desde o sul do continente americano até o sul dos Estados Unidos em suas...
tracking img