Carl roger

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A Pessoa é o centro, sob o qual se centram as atenções”
(CARL ROGER)
A teoria Rogeriana remete para que entre o cliente e o terapeuta exista um clima emocional decordialidade, é preciso apoio e aceitação para que um ambiente seguro seja instalado.
Para que este clima emocional exista é preciso três condições:
-Autenticidade: Ter acapacidade de ajudar sem se esconder por de traz de uma máscara de profissionalismo.
Logo a primeira já consigo ver aonde eu me escondo. Tenho medo de chorar diante deuma doente que esteja fragilizada com os seus problemas, tenho medo de parecer fraca e impotente diante da situação e não conseguir dar uma palavra de conforto e deixá-laainda mais fragilizada.
-Consideração Positiva Incondicional: Consiste em considerar o cliente como um todo, sem submetê-lo a qualquer tipo de rótulos ou julgamentos devalores sociais, para que este possa experimentar-se livremente, sem qualquer bloqueio de consciência aos seus sentimentos ou atitudes.
-Empatia: Ser capaz de colocar –seno lugar do outro, fazer com que este outro saiba que está sendo compreendido e respeitado, mesmo que na relação haja diferenças entre o doente e o Enfermeiro.
Ou seja énão pensar pelo doente e sim com o doente.

Por isso a importância de elaborar um plano de cuidados juntamente com o doente.
Uma pessoa instruída é capaz de se adaptaràs mudanças que ocorrem durante a sua vida (a aprendizagem é contínua). A vida é um processo de mudança – tudo ao seu redor é questionável e tudo se mistura. Por isso, nãoexiste aquele que sabe e aquele que ensina, todos sabem alguma coisa e todos aprendem alguma coisa com alguém. É nesse contexto que Rogers vai expoe a sua teoria.
tracking img