Cargos e salarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARGOS E SALARIOS
Considerando as teorias motivacionais modernas encontramos duas que são extremamente importantes para compreendermos o mecanismo de motivação do ser humano, são elas: a Hierarquiadas Necessidades “, de A. Maslow, e os” Fatores Motivadores e Higiênicos “, de F. Herzberg. Associando a teoria de Maslow à questão de salário, como fator de motivação, observamos que indiretamente osalário contribui para a satisfação das necessidades (fisiológicas, segurança, social, auto-estima e auto-realização)”.
O salário é uma demonstração objetiva do quanto à empresa valoriza o trabalhode seu funcionário. Associado ao plano de carreiras, se bem administrado pelo departamento de Recursos Humanos da empresa, ele pode vir a ser não propriamente um fator de motivação, mas um fator queservirá de base aos fatores motivadores ligados ao cargo ocupado, à perspectiva de crescimento profissional e trabalho executado estando estritamente ligado a esses.
Através da teoria de Herzberg,poderemos compreender melhor que o papel do salário que está intimamente ligado à satisfação das necessidades humanas. Ele divide os fatores higiênicos e motivadores, sendo que os higiênicos abrangemtodos os benefícios oferecidos pela empresa e os motivadores estão relacionados ao cargo ocupado pelo empregado, e abrangem o trabalho adequadamente realizado, responsabilidade exigida, reconhecimento eprogressos profissionais, que levam os funcionários de estados de não satisfação ao de satisfação.
Podemos concluir que o salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente, mas sim emconjunto com outros fatores considerados motivacionais. O salário vem fortalecer os aspectos motivadores que o empregado encontra na empresa para melhorar seu desempenho, para isso são necessáriosplanos adequados de Recursos Humanos, os planos básicos é sem dúvida, o de cargos e salários, porque sem ele dificilmente os demais planos de desenvolvimento funcionam. Após a implantação do programa...
tracking img