Cardio fitness

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
0. Introdução 4
1. O que é o cardio fitness? 5
2. Qual é o melhor aparelho de cardio fitness? 6
3. Tipo de Máquinas a utilizar 7
Remo 7
Bicicleta 7
Passadeira 7
Stepper 8
Elíptica 8
4. Treino Aeróbico 9
5. Aspectos Metodológicos do Treino Aeróbico 11
5.1 Treino Contínuo 11
5.2 Treino Intervalado 13
5.2.1 Tipos de trabalhos em que podem ser utilizados otreino intervalado: 14
5.3 Treino Fartlek 15
6. Benefícios do treino Cardiovascular 16
7. Benefícios da actividade física 17
7.1 Benefícios na Saúde: 17
7.2 Benefícios Físicos: 17
7.3 Benefícios Psicossociais: 18
7.4 Benefícios Educativos: 18
7.5 Estudos mostram que o efeito da actividade física nas empresas: 18
8. Algumas das razões para praticar actividades física: 19
9.Alimentação saudável 20
9.1 Pirâmide Alimentar 20
9.2 Nutrição para a actividade física 22
9.3 Carbohidratos 23
9.4 Proteínas 23
9.5 Lipídios 24
9.6 Água e electrólitos 24
9.6.1 Hidratação 24
10. Conclusão 26
11. BIBLOGRAFIA 27

Introdução

Com este trabalho, procuramos explicar o tema, demonstrar o material existente no mercado, para a sua prática, tipos detreino.
Como futuros profissionais de educação física, achamos por bem incluir neste trabalho, os benefícios do treino cardiovascular e os benefícios da actividade física.
Por fim abordamos um pouco de nutrição, pois achamos ser crucial para todos os atletas terem estas pequenas noções para um melhor desempenho.

O que é o cardio fitness?

É um método de treino queutiliza um determinado tipo de aparelhos específicos, tendo por objectivo uma solicitação cardíaca ligada às grandes funções: circulatória e respiratória e da tonificação muscular, distinguindo-se, assim, da Musculação que visa, grandemente o reforço muscular. O Cardio Fitness existe na Europa há cerca de 10 anos. É proveniente dos E.U.A. onde já faz parte integrante do treino de profissionais e deamadores.
Destina-se, em grande parte a pessoas que querem ver desenvolvidos os seus níveis de aptidão física nomeadamente aqueles que se relacionam com o sistema cardiovascular.
O Cardio Fitness requer um equipamento específico. As máquinas não têm qualquer semelhança com os aparelhos clássicos, estando cada uma delas ligado a um computador que permite ao praticante que está a treinaradaptar o exercício ao seu nível. Contrariamente à musculação, que utiliza um grande número de aparelhos, o Cardio Fitness utiliza poucas máquinas.
Para que as pessoas possam tirar um melhor benefício, desta actividade, podem orientar-se através de um programa de exercícios, na qual deverá ser prescrito considerando as características de cada pessoa e seus objectivos, por um profissionalhabilitado.
Qual é o melhor aparelho de cardio fitness?

Com máquinas?
O mercado fornece uma vasta gama de produtos que se alarga de ano para ano.
Pode encontrar vários aparelhos nas lojas de desporto mas também, e de uma forma mais sofisticada, em todos os ginásios.
Muitas vezes,  a sua programação exige a presença permanente de um instrutor na área de cardio-trainingginásio. Como se orientar perante tanta escolha: bicicleta, passadeira,  stepper, stepper elíptico; bicicleta elíptica, walker, health rider, sem esquecer o tradicional “remo”.
Pode-se esperar alguma coisa deste aparato tecnológico?
Se espera ficar musculado com este tipo de aparelhos, está completamente enganado.
Naturalmente, se começar do zero, sentirá o resultado dodesentorpecimento muscular, ou seja, algumas dores musculares. Em contrapartida, no que diz respeito a "muscular", nenhum deste é apropriado.

Ao natural?
A corrida, a bicicleta, a caminhada, a montanha, o esqui de fundo, a natação, no fundo, a vasta gama de actividades em plena natureza, são eficazes?
No plano muscular puro, os resultados serão tão medíocres como os indicados...
tracking img