Carbamatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Carbamatos:
Grupo químco dos agrotóxicos compostos por ésteres de ácido metilcarbônico ou dimetilcarbônico. Em relação aos pesticidas organoclorados e organofosforados, os carbamatos são considerados de toxicidade aguda média, sendo degradados rapidamente e não se acumulando nos tecidos gordurosos.
Os carbamatos (CARB) fazem parte de um grande grupo de praguicidas sintéticos, derivados deésteres do ácido carbâmico. Foram desenvolvidos e usados em grande escala nos últimos quarenta anos e mais de cinqüenta carbamatos são conhecidos (WHO, 1986). Apresentam alta eficiência praguicida, principalmente, atividade inseticida, baixa ação residual e baixa toxicidade em longo prazo, com amplo espectro de uso (MÍDIO e SILVA, 1995; ROSATI e col., 1995; MORAES et al., 1996).
Os inseticidas CARBexercem suas ações biológicas principalmente por inibição de enzimas. As esterases são o alvo. Há inibição da acetilcolinesterase (AChE), que tem a ação de degradar o neurotransmissor acetilcolina (ACh). Com a AChE inibida, há acúmulo de ACh nos receptores muscarínicos, nicotínicos e no Sistema Nervoso Central.
De acordo com o tempo de recuperação da colinesterase, esta inibição é considerada"irreversível", tendo em vista a formação de um complexo mais estável. No caso dos carbamatos, o complexo é menos estável, permitindo a recuperação da colinesterase mais rapidamente.
Os carbamatos inativam a acetilcolinesterase temporariamente. A enzima carbamilada é instável e a regeneração da acetilcolinesterase é relativamente rápida quando comparada com a enzima fosforilada. Assim, ospraguicidas carbamatos são menos perigosos com relação à exposição humana do que os organofosforados.
Já a dose necessária para provocar a morte e a dose necessária para determinar poucos sintomas de intoxicação é substancialmente ampla para compostos carbamatos do que com os compostos organofosforados, e no corpo humano, os carbamatos penetram pobremente no sistema nervoso central.
Cinética:
São bemabsorvidos por todas as vias (oral, dérmica, respiratória, pele e mucosas) por serem altamente lipossolúveis. A presença de solvente orgânico (hidrocarboneto), comumente adicionado às formulações dos agrotóxicos, intensifica a absorção. A meia-vida plasmática é relativamente curta, podendo variar de poucos minutos a horas, dependendo do composto e da quantidade absorvida. Os inseticidas e seusprodutos de biotransformação são rapidamente distribuídos por todos os tecidos atingindo concentrações maiores no fígado e rins, mas não se acumulam por tempo prolongado.

Dinâmica:
Para que haja a transmissão sináptica é necessário que a ACh seja liberada do neurônio terminal e difundida através da fenda sináptica, ligando-se a um receptor pós-sináptico, transmitindo assim o impulso nervoso para umreceptor colinérgico. A ACh é sintetizada no neurônio a partir da acetilcoenzima A e da colina e é responsável pela neurotransmissão nas fibras pré-ganglionares simpáticas e parassimpáticas, nas pós-ganglionares parassimpáticas e na placa mioneural.
Como os CARB são inibidores da AChE, ocorre acúmulo de ACh na sinapse. O excesso de acetilcolina inicialmente estimula e então, subseqüentemente,paralisa a transmissão na sinapse colinérgica. Há estimulação dos receptores muscarínicos (efetor em células colinérgicas), nos receptores nicotínicos (junções neuromusculares esqueléticas) e no Sistema Nervoso Central.

Os inseticidas inibidores da colinesterase ligam-se ao centro esterásico da molécula de AChE e cada um tem uma diferente afinidade nesse sítio. Os compostos CARB carbamilam aenzima e formam complexos menos estáveis, permitindo a recuperação da enzima mais rapidamente.
Toxicidade:
- Têm inibição colinesterásica de curta duração;
- Não penetram efetivamente no SNC, resultando toxicidade limitada;
- Gravidade do quadro: usualmente leve a moderada;
- O aldicarb (um carbamato) especialmente, tem alta toxicidade podendo levar a quadros severos e podem evoluir ao óbito em...
tracking img