Chumbinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Intoxicação por “Chumbinho”

“Pellet” poisoning

Michell Leandro de Oliveira Borsari 1, Danis Cley de Oliveira Leite 2.

1 Estudante do curso de Farmácia do Centro Acadêmico UNIVAG, Várzea Grande, MT, Brasil.
2 Estudante do curso de Farmácia do Centro Acadêmico UNIVAG, Várzea Grande, MT, Brasil.

Resumo
Chumbinho (Fig1 Pagina 7) no Brasil é um produto clandestino,irregularmente utilizado como raticida, tem este nome porque o produto não diluído tem a aparência de pequenas esferas de chumbo. Não possui registro na Anvisa, nem em nenhum outro órgão de governo. Estudos comprovam que seu uso não é eficiente. A intoxicação exógena por chumbinho é considerada importante causa de morbidade e mortalidade no Brasil devido ao fácil acesso, baixo custo e por sua eficácia frenteàs tentativas de suicídio, tornando-se um problema de Saúde Pública. (WIKIPEDIA.ORG)
Descritores: Aldicarb; Saúde Pública; Tentativa de suicídio; Raticidas.

Summary
Pellet (Fig1 Page. 7) in Brazil is an illegal product, irregularly used as rat poison, is so named because the undiluted product has the appearance of small balls of lead. Not registered at Anvisa, or in any othergovernment agency. Studies prove that its use is not effective. The pellet by exogenous intoxication is considered a major cause of morbidity and mortality in Brazil due to easy access, low cost and its effectiveness in the face of suicide attempts, becoming a public health problem. (WIKIPEDIA.ORG)
Keywords: Aldicarb; Public Health; Attempted suicide; Rodenticide Act.

Autor Correspondente: MichellBorsari
R. Polônia, 21 - Jardim Europa – MT
CEP: 78065-445. E-mail: michellborsari@hotmail.com

INTRODUÇÃO

O nome popular "chumbinho" se deve a sua forma de apresentação, em pequenos grãos de cor cinza-chumbo. Comercializado com o nome de Temik 150, é produzido pela poderosa multinacional alemã Bayer. Sua venda é autorizada em estabelecimentos credenciados, mediante a apresentaçãoda receita emitida por um profissional agrônomo e apenas em sacos de 20 kg. Na lavoura é usado principalmente em plantações de algodão, batata, café, cana-de-açúcar, cítricos e feijão, onde esta substância também contamina o solo e o lençol freático. (BORTOLOTTI, 2011)
O chumbinho é um carbamanto (Aldicarb) usado como inseticida e possui vários graus de toxidade para o ser humano. Oscarbamatos são utilizados desde 1947 como inseticidas em virtude de suas prioridades de ação nos insetos de plantações e lavouras. O inseticida Aldicarb representa grande perigo, pois é usado erroneamente para matar ratos e causa intoxicações que levam a morte de centenas de pessoas. (SILVA, VILELA, BRANDÃO, 2010)
O carbamato (Aldicarb) é um agrotóxico desviado do campo para os grandescentros de maneira criminosa para serem utilizados como raticidas. Este, preferido pelos manipuladores, pois no Brasil são considerados de extrema toxidade. No mundo são relatadas cerca de três milhões de vítimas anualmente e mais de 220 mil mortes no mundo causadas por intoxicações. (SILVA, VILELA, BRANDÃO, 2010)

MÉTODOS
Tratas-se de um estudo exploratório que utilizou dados deartigos já existentes. Os dados foram coletados no dia 10 do mês de setembro de 2011 e finalizado no dia 12 do mesmo mês.
Também foram utilizados dados secundários como pesquisas em estabelecimentos agropecuário na cidade de Cuiabá/MT onde foi realizado as pesquisas.
Pesquisas realizadas por acadêmicos em formação do curso em Farmácia do Centro Acadêmico UNIVAG.
Sendoutilizado os seguintes descritores: Carbamato; Intoxicação Exógena; Agrotóxico; Prevenção de Acidentes; Família; Sinais; Sintomas; Tratamentos.

DESENVOLVIMENTO

Carbamatos são um grupo (figura 2) de compostos orgânicos que compartilham de um mesmo grupo funcional cuja estrutura é NH(CO)O. Os carbamatos são ésteres do ácido carbâmico, NH2COOH, um composto instável. Pelo fato de o...
tracking img