Impactos ambientais causados pelo petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade federal de Sergipe

Turma: Introdução a Engenharia de Petróleo

Impactos ambientais causados pelo petróleo

Sumário

* Apresentação................................................................................página 2
* Introdução.....................................................................................página 3
*Desenvolvimento..........................................................................página 4
* Conclusão.................................................................................. página 10
* Bibliografia.................................................................................. página11


*Apresentação:

Sabemos que o petróleo é hoje a fonte energética mais procurada e uma das mais utilizadas também.Por conta disso a todo o momento existem navios, caminhões dentre outros meios de transporte distribuindo-o por todos os lugares do mundo. Com tanto petróleo sendo distribuído a quantidade de acidentes que ocorrem é bem grande. Aqui vamos falar dos impactos ambientais causados pelo petróleo, mostrando os fatores que influenciam nesse impacto, o efeito do óleo nos organismos e apresentar algunsexemplos de acidentes que já ocorreram relacionados a extração do petróleo.

Introdução

A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera. Os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros.No Brasil, os piores acidentes aconteceram em oleodutos da Petrobras, na Baía de Guanabara e no Paraná. Para enfrentar os riscos ambientais a Petrobras criou o Programa Pégaso e várias universidades brasileiras desenvolvem pesquisas para criar formas eficientes para a limpeza de áreas degradadas.
Para ter maior controle sobre os impactos causados pelo petróleo devemos saber os principais fatoresque influenciam nesses impactos e o entender o efeito do óleo nos organismos. Deve-se também prestar atenção nos acidentes que já ocorreram, pois entendendo o que ocorreu fica mais fácil de melhorar e não repetir o erro.

Desenvolvimento

1-Fatores que influem no grau de impacto:
Tipo e quantidade de petróleo
Óleos leves são altamente tóxicos, devido à presença de maiores quantidades decompostos aromáticos, enquanto que óleos pesados e mais densos são pouco tóxicos, mas causam impacto físico de recobrimento. A intensidade do impacto e tempo de recuperação tendem a ser diretamente proporcionais à quantidade de óleo derramado, ou presente em um ambiente ou local restrito.

Amplitude das marés
A amplitude das marés na época do derrame é um fator importante a ser considerado.Derrames que ocorrem durante as marés de sizígia (marés vivas), de maior amplitude, atingem áreas muito mais extensas da zona entre - marés do que nas marés de quadratura (marés mortas). No entanto, o movimento contínuo de subida e descida das marés atua como um importante fator de limpeza natural.

Época do ano
As flutuações sazonais (ligadas às estações do ano), causam consideráveis variações naestrutura e composição das comunidades biológicas costeiras. Portanto, estes aspectos podem diferir consideravelmente por exemplo no verão e inverno, em um mesmo local. Conseqüentemente, a época em que ocorrem os derrames é importante, principalmente quando se envolvem processos subseqüentes de sucessão ecológica nas áreas impactadas, os quais podem ter cursos diferentes temporalmente. Épocas dereprodução coincidentes com os derrames podem gerar grandes impactos nas populações, a curto ou médio prazo.

Grau de hidrodinamismo
O grau de hidrodinamismo de um local é determinado pela quantidade, intensidade e força das ondas e correntes que atuam no ambiente. Locais com elevado hidrodinamismo tendem a dispersar o óleo rápida e eficientemente, fazendo com que o impacto de um derrame de...
tracking img