Orgonofosforados e carbamatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Agrossocioambiental Sustentável (MZO)
Toxicologia Aplicada à Medicina Veterinária

Toxicologia dos praguicidas anticolinesterásicos:
organofosforados e carbamatos



Janeiro, 2013
Niterói

Introdução

Conforme a agricultura e a pecuária intensiva foram se desenvolvendo, tornou-se necessário haver umeficiente controle de pragas. Assim, ao longo do tempo, diversos princípios ativos foram descobertos e sintetizados e vários praguicidas tornaram-se disponíveis para os produtores e para a população em geral.
Os organofosforados e carbamatos são agentes anticolinesterásicos, mundialmente utilizados desde o século XX, principalmente a partir de 1970, quando se iniciou o declínio dos organoclorados. Ouso desses agentes envolve o controle e combate de diversas pragas, além disso, na Segunda Guerra Mundial, há indícios de que alguns organofosforados tenham sido usados como armas químicas.
Esses praguicidas atuam principalmente como inseticidas, e também tem ação acaricida, nematicida, fungicida e herbicida. São classificados como anticolinesterásicos, devido ao seu mecanismo de ação, que inibe aenzima acetilcolinesterase, responsável pela degradação da acetilcolina,um neurotransmissor do sistema nervoso central e periférico.
Os organofosforados são derivados do ácido fosfórico, ditiofosfórico e tiofosfórico. Entre as suas propriedades químicas, podemos citar sua lipossolubilidade e sua rápida hidrólise no meio ambiente e em meios biológicos.
Os carbamatos, primeiramente, foram obtidosa partir do alcalóide extraído da semente da planta Physostigma venenosum, conhecida como Fava de Calabar ou feijão-de-prova, que era usada em rituais de feitiçaria por tribos africanas do leste da África. Em 1840, a semente foi levada à Inglaterra, e em 1864, foi isolado um alcalóide puro, denominado fisostigmina. Em 1877, a fisostigmina foi usada pela primeira vez, no tratamento do glaucoma.
Apartir da metade dos anos 1950, ampliou-se o interesse por inseticidas com atividade anticolinesterásica e baixa toxicidade a mamíferos, levando à síntese de vários aril-ésteres do ácido metilcarbâmico, elaborados a partir de alterações químicas da fisostigmina. O primeiro inseticida carbamato amplamente utilizado foi o carbaril.
As maiores vantagens de utilizar esses compostos como inseticidas,é o fato deles serem eficientes sem, no entanto, persistirem no meio ambiente, devido ao fato de não se acumularem no tecido adiposo e por não sofrerem o fenômeno de bioacumulação e biomagnificação.
Por outro lado, vemos como um ponto negativo, o alto índice de intoxicação e mortes, devido ao uso desse produto, dentre estes, podemos citar a alta toxicidade de alguns desses compostos, o usoincorreto, a facilidade de acesso a essas substâncias (ambos apresentam produtos para uso agrícola, veterinário ou doméstico) e também o fato de que a fiscalização dos praguicidas de uso proibido ou restrito é, muitas vezes, ineficiente, sendo comum a comercialização ilegal de agentes extremamentetóxicos, como o aldicarb.
Este último é um praguicida carbamato registrado para uso exclusivamente agrícolae que tem sido apontado como um dos principais agentes utilizados na intoxicação criminosa de animais domésticos no Brasil (é comercializado clandestinamente como “chumbinho”, pelo aspecto de seus grânulos esféricos serem da cor do chumbo) e também de animais silvestres no exterior.

Apresentação

Estes agrotóxicos podem ser encontrados sob a forma de pó, grânulos, líquidos ou aerossóis. Ealém disso, temos diferentes concentrações, que variam de acordo com a finalidade, sendo eles, muito concentrados, no caso de produtos para uso veterinário, fitossanitário, ou aplicadores profissionais ou pouco concentrados, quando na forma de aerossóis de uso doméstico. As preparações líquidas em geral vêm dissolvidas em hidrocarbonetos como xileno e tolueno.
Os inseticidas organofosforados são...
tracking img