Caracteristicas dos integrantes do bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Perfil das vítimas de bullying
PERFIL DAS VÍTIMAS
Por que algumas crianças ou adolescentes são frequentemente vítimas de bullying enquanto que outras nunca o sofrem?  O que os diferencia dos outros e os tornam presas fáceis.
Em geral os alvos de bullying são extremamente passivos, tendem a ser inseguros e não se defendem. Especialistas afirmam que as vítimas são mais ansiosas e inseguras,solitárias e abandonadas na escola, têm baixa autoestima e em geral reagem aos ataques chorando ou se retraindo.
Outra característica comum nas vítimas de bullying é ser diferente de alguma forma.  São aqueles que se vestem de uma forma diferente, que são gordos, ruivos ou sardentos numa sala em que o ‘normal não é isto, de outra raça, religião, etc.  Em resumo, que apresentam algum traço que oscoloca em desvantagem segundo o ambiente em que vivem.
Perfil das vítimas embora é claro, não exista um perfil único:
*  Normalmente são caladas, cautelosas, sensíveis e podem chorar facilmente;
*  Podem ser inseguras, ter pouca confiança e sofrer de baixa auto-estima;
*  Geralmente têm poucos amigos e são socialmente isoladas;
*  Têm medo de serem feridas;
*  Podem ser ansiosasou deprimidas;
*  Tendem a ser fisicamente mais fracas que seus pares (especialmente no caso de meninos);
*   Podem preferir passar mais tempo com adultos (pais, professores, auxiliares) do que com colegas da mesma idade.

Tipos de bully (ou agressor)
TIPOS DE BULLY
De uma maneira geral, podemos classificar os bullies em dois tipos: o bully “puro” e o bully-vítima.
O BULLY PURO
Ascaracterísticas que parecem descrever e ao mesmo tempo motivar este tipo de bully são a popularidade e o respeito entre os colegas.  Geralmente são descritos como tendo uma grande necessidade de poder e controle.  O sentimento de poder é sua grande recompensa.  Este poder vem sempre às custas dos outros, pois têm pouca empatia ou compaixão por suas vítimas.  Contrariando o mito de que os bulliestêm este comportamento porque não se sentem bem em relação a si mesmos, as pesquisas têm mostrado que eles tendem a ter fortes perfis psicológicos e gostam da popularidade social.  Esta popularidade lhes dá mais confiança e o poder de praticarem bullying sem encarar as consequências. 
O BULLY-VÍTIMA
São aqueles que já sofreram bullying.  Sua motivação vem de sua experiência como vítimas.  São maisperigosos do que os bullies puros.  Eles não agem pelo desejo de simplesmente obter poder e respeito de seus colegas, mas são motivados pela raiva e vingança por já terem sofrido bullying.  Agir com esta mentalidade de vítima pode resultar em violência.  Alguns autores os descrevem como violentos, agressivos, impulsivos e sem limites.  Têm mais chance de se envolverem em brigas, portarem armas,abandonarem a escola, beberem e praticarem atos de vandalismo.  Podem também ser os bullies com baixa auto-estima.  Se de fato tiverem sido vítimas, a vitimização pode realmente ter destruído sua auto-estima.
Meninos e meninas que se envolvem em comportamento de bullying tendem a ter uma necessidade de se sentirem poderosos e no controle.  Eles parecem obter satisfação ao infringirem dor ousofrimento em seus colegas, tanto física quanto emocionalmente. Também tendem a apresentar pouca simpatia ou empatia pelos outros e a se defenderem de suas ações dizendo que a vítima os provocou.
Os espectadores
“Não existem espectadores inocentes” (William Burroughs)
Os espectadores são os terceiros atores no palco do bullying.  São aqueles que presenciam o bullying embora não tenham nenhum papelativo na situação.  Mas são parte do problema justamente por terem esta atitude passiva.  O bullying também afeta os espectadores, deixando-os inseguros ao verem cenas de violência.  Podem também desenvolver sentimento de culpa por nada terem feito.
Os espectadores representam a maioria dos alunos de uma escola.  Muitos espectadores não aceitam a ação dos agressores, mas não fazem nada para...
tracking img