Blecaute no centro-sul do brasil em 1984

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um grande blecaute (português brasileiro) ou blackout (português europeu) atingiu 12 milhões de pessoas em seis estados da região Centro-Sul do Brasil no final da tarde de quarta-feira, 18 de abrilde 1984, estendendo-se pela noite[1][2][3]. Foi o primeiro grande apagão nacional após a interligação da rede Sul-Sudeste e o maior do país até ser superado, no ano seguinte, pelo blecaute de1985[3][4].

Índice

1 O blecaute
1.1 Transtornos nas cidades
2 Ver também
3 Referências
O blecaute

O início do blecaute se deu às 16h43min, após um defeito na subestação de Jaguara, em MinasGerais. A subestação de propriedade da Cemig recebia energia da Usina Hidrelétrica de Jaguara e de outras usinas de grande porte localizadas no rio Paranaíba[5]. A Cemig negou que o problema tenha sidocausado pela Usina de Jaguara[6]. Além de Minas Gerais, foram atingidos os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Mato Grosso do Sul e Goiás[7].

Transtornos nas cidades

SãoPaulo
Os incidentes mais graves ocorreram em São Paulo. Atos de vandalismo foram registrados em estações de trem da cidade. Na Estação Júlio Prestes, cerca de três mil usuários do sistema de trensinvadiram o local, atirando pedras. Lojas foram saqueadas e diversos pontos da estação foram incendiados. O tumulto terminou às 20h20min, quando foi anunciada a partida dos trens. Cenário semelhanteocorreu na Estação Roosevelt, onde sete pessoas foram baleadas, seis apedrejadas ou pisoteadas e uma gestante abortou[7].

A situação foi mais tranquila no metrô de São Paulo, ainda que também tenhasido paralisado. As 30 mil pessoas que estavam no interior dos 47 trens em circulação no momento da queda de energia foram satisfatoriamente atendidas. Para compensar a falta do metrô, a CMTC mobilizoutoda a sua frota de ônibus, que aumentou de 2.019 para 2.700 veículos em circulação. Em alguns deles, motoristas foram obrigados a pedir escolta policial pelo motivo de que alguns passageiros...
tracking img