Caracteristicas de dicionarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CARACTERÍSTICAS DE DICIONÁRIOS PARA APRENDIZES DE LÍNGUA
 
Beatriz Nunes de Oliveira LONGO (Universidade Estadual Paulista)
 
 
ABSTRACT: Four different learner’s dictionaries were compared in order to show their similarities and differences concerning types of definitions, defining vocabulary, morphosyntactic information, and illustrative examples. Results led to a proposal for a standardlearner’s dictionary entry.
 
KEYWORDS: lexicography, learner’s dictionary, definition, usage.
 
 
0. Introdução
 
Na tradição lexicográfica, costuma-se subdividir os dicionários em quatro categorias, de acordo com o número de entradas. Assim, segundo Biderman (1984), o dicionário infantil e/ou básico possui aproximadamente 5.000 verbetes; o dicionário escolar e/ou médio tem de dez atrinta mil entradas; o padrão, cerca de cinqüenta mil, e o thesaurus, de cem a quinhentas mil.
Entretanto, outros critérios de classificação podem ser utilizados. Malkiel (1967), estabelece três categorias de definição: a amplitude[1][1], a perspectiva e a apresentação.
A amplitude diz respeito ao número de entradas e de línguas incluídas. Quanto ao número de línguas, o dicionário pode serclassificado em monolíngüe, bilíngüe ou multilíngüe. Um outro aspecto da amplitude é o grau de informação enciclopédica envolvido. A perspectiva relaciona-se com o ponto de vista e organização escolhidos pelo lexicógrafo. O ponto de vista pode ser diacrônico ou sincrônico, e o dicionário pode ser organizado alfabética, fonética (dicionários de rimas) ou conceptualmente. A apresentação englobavários aspectos: o uso de figuras, o grau de detalhamento das definições, as fontes de contextualização e o tipo de especificações fornecidas.
Observe-se que as três categorias se inter-relacionam. Landau (1989:7), por exemplo, salienta que os dicionários etimológicos geralmente não contêm figuras, que os bilíngües raramente são etimológicos e que a ordem das suas entradas normalmente é alfabética.Landau acrescenta que outros fatores podem afetar a elaboração de um dicionário, tais como a idade dos usuários, o período de tempo coberto pela obra e o escopo (dicionários jurídicos, técnicos, de pronúncia, etc.).
Nesta análise de obras lexicográficas destinadas a aprendizes de língua materna ou estrangeira, vejamos primeiramente como enquadrá-los nas diferentes categorias apresentadasanteriormente.
 
1. 1.        O conteúdo de um dicionário escolar
Os dicionários escolares têm por objetivo básico a compreensão e a produção: o consulente - nativo ou não nativo - deve ser capaz de entender o(s) significado(s) do item consultado e de utilizá-lo em situações de comunicação (Atkins, 1990).
Quando se destinam à aprendizagem da língua materna, são obviamentemonolíngües e geralmente abrangem uma faixa etária que compreende de 10 a 18 anos. Quando o público alvo é constituído por falantes não nativos, não há limites de idade e o dicionário pode ser monolíngüe ou bilíngüe.
O eixo básico do verbete, como em qualquer obra lexicográfica, são as definições. No dicionário bilíngüe, utilizam-se definições sinonímicas, estabelecidas em termos de equivalentes. Nomonolíngüe, preferem-se as definições referenciais, constituídas de paráfrases ou de fórmulas metalingüísticas e complementadas por sinônimos e contextualização.
Uma questão importante diz respeito à seleção das entradas e ao vocabulário de definição. Biderman (1984) afirma que a confecção de um dicionário deve ser baseada num córpus representativo (no mínimo, cinco milhões de ocorrênciasabrangendo diferentes gêneros, tais como o literário, o jornalístico, o técnico e o acadêmico), que permita estabelecer uma hierarquia de freqüência para as entradas. Para a autora, num dicionário escolar, devem ser incluídas palavras com freqüência igual ou superior a 10. Parece também consensual que o dicionário para aprendizes não precisa trazer todas as acepções constantes de um dicionário...
tracking img