Xadrez escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Xadrez e Escola: Possíveis Intervenções Pedagógicas

1 – INTRODUÇÃO

Diferente do xadrez de competição, a ideia básica do xadrez escolar reside no fato de ele ser um esporte pedagógico, auxiliando no desenvolvimento das demais habilidades do indivíduo.
É comum no cotidiano escolar ouvirmos diversos questionamentos que buscam justificar a inserção desta manifestação sócioculturalno âmbito educacional: Quem não precisa adquirir uma boa memória para guardar acontecimentos e datas quando está em uma aula de história? Qual de nós não tem necessidade de ter precisão nos cálculos matemáticos?
Sem contar com a ótica que perpectiva o xadrez como um ambiente favorável ao desenvolvimento da criatividade, além de ser considerado um excelente meio de recreação e de formação docaráter dos jovens .
Segundo Vaz (2009) o Xadrez é uma atividade primordial por excelência, não só por atender às características de desporto, estimulando, entre outros, o espírito competitivo e autoconfiança, como se adequando às exigências da educação atual. De acordo com o autor, o aprendizado e a prática do xadrez desenvolvem várias habilidades como atenção, concentração, julgamento,planejamento, imaginação, antecipação, memória, vontade de vencer, paciência, autocontrole, espírito de decisão e coragem, lógica matemática, raciocínio analítico e sintético, criatividade, inteligência, organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.
Diante da exposição realizada cabe perguntar: O xadrez possui outras possibilidades de intervenção para além dopensamento lógico-matemático? É possível perceber o xadrez disvinculado de um caráter utilitário?
Diante deste contexto, o estudo busca como objetivo central, analisar, a partir de referencial teórico, as possíveis intervenções pedagógicas na escola a partir do xadrez.
Como escopo metodológico o estudo utilizará a pesquisa bibliográfica na intenção de atingir o objetivo proposto, poissegundo Cervo (2007) a pesquisa de cunho bibliográfico explica uma problemática por intermédio de múltiplas referências teóricas: artigos, livros, dissertações e teses.
Dessa forma vamos percorrer o seguinte caminho teleológico: na primeira parte do artigo vamos conceituar o que é xadrez; Na segunda parte, apresentamos as noções básicas do jogo; E, finalizando, vamos discutir os fundamentos doxadrez na escola.

2 MAS, AFINAL DE CONTAS O QUE É XADREZ?

Que jogo é esse que fascina, encanta, diverte, alegra e instrui as pessoas a milhares de anos? Um jogo excitante, praticado por nobres e posteriormente por seus súditos, e atualmente, difundido em todos os cantos do mundo e jogado por milhões de habitantes, não sendo diferente no Brasil.
Muitos povos desejam ter logradoem sua história o título imponente da invenção, do que provavelmente é um dos maiores jogos de todos os tempos. Um jogo cujas lendas em torno de sua criação são diversas e citadas a mais de um milênio (CASTRO, 1996; TIRADO E SILVA, 1999; LUANDE, 1988).
Estamos falando do xadrez, que teria surgido entre os séculos V e VI d.C. ao norte da Índia, tendo evoluído de um jogo com nome chaturanga,jogado por quatro participantes e que teria ficado mais popular quando passou a ser jogado por duas pessoas, todavia seus movimentos eram decididos pelo fator sorte, através de um lance de sorte com dados (TIRADO E SILVA, 1999), sendo possível que tenha sido criado a centenas de anos anteriormente e que é jogado com poucas variações significativas, por mais de um milênio como menciona Castro(1996).
Segundo Tirado e Silva (1996) a Pérsia, possivelmente, foi a primeira nação a conhecê-lo e sendo levado para a Europa pelos árabes, após a conquista da Pérsia e a expansão do Islamismo: “Com o advento da Renascença, o jogo de xadrez sofre as alterações definitivas, transformando-se em um jogo mais ágil. Novos poderes foram dados a algumas peças (dama, bispo, peões), nascendo assim, o...
tracking img