Caracteristicas da pintura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Características da pintura: h
* Pincelada violenta, espontânea e definitiva;
* Ausência de ar livre;
* Colorido brutal, pretendendo a sensação física da cor que é subjectiva, nãocorrespondendo à realidade;
* Autonomização completa do real.
* Uso exclusivo das cores puras, como saem das bisnagas, violentas e contrastantes (rojo, amarelo, azul e vermelho);
* Pintura pormanchas largas, formando grandes planos;
* Temas preferidos: cenas urbanas, retratos, ambientes internos, nuz e cenas ao ar livre:
* Este grupo de pintores escandalizou os contemporâneos, aoutilizar nos seus quadros cores violentas, de forma arbitrária. A denominação do movimento deve-se ao crítico conservador Louis Vauxcelles, que, no Salão de Outono de 1905, em Paris, comparou essesartistas a feras (fauves). Havia ali uma escultura acadêmica representando um menino, rodeada de pinturas neste novo estilo, o que o levou a dizer que aquilo lhe lembrava "um Donatello entre as feras". Taldenominação, inicialmente de carácter depreciativo, acabou por se fixar e passou designar o movimento.
*  
O Fauvismo é um movimento artístico principalmente francês (em francês les fauves, "'asferas'", como foram chamados os pintores que não seguiam as regras da pintura impressionista, vigente na época) do início do século XX, que se desenvolveu sobretudo entre 1905 e 1907. Associada àbusca da máxima expressão pictórica, o estilo começou em 1901mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905. Segundo Henry Matisse em "Notes d'un Peintre" pretendia-se com oFauvismo "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes".
O Fauvismo, tem como características marcantes a simplificação das formas, o primado dascores, e uma elevada redução do nível de graduação das cores utilizadas nas obras. Os seus temas eram leves, retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crítica. A cor passou a ser...
tracking img