Caracteristica do oralismo e bilinguismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Oralismo tem a finalidade de nivelar a crisnça surda a uma criança ouvinte, fazendo com que a criança surda use somente a linguagem oral predominante, e com isso, confia– se que a criança será inserida ao mundo ouvinte.
A Comunicação Total, necessita-se utilizar gestos manuais, alfabeto digital, expressão facial, tudo seguido da falaescutada, usando um aparelho amplificador sonoro particular.
Em aversão ao Oralismo, não vê o surdo como ‘portador’ de uma patologia clínica, mas, sim como um sujeito quetem uma especificidade que o faz ser discriminado em suas relações sociais, afetivo e cognitivo.
Os defensores da Comunicação Total do mesmo modo crêem que apenas aaprendizagem da língua oral não garante o sucesso intelectual do aluno surdo e que, compete à família resolver qual o melhor procedimento a ser empregado com cada criança. NoBilingüismo, por meio da língua de sinais, a língua oral predominante é lecionada como segunda língua. As diversas culturas surdas são poupadas e a criança pode se desenvolvercom um sentimento positivo em relação à sua identidade, enquanto pessoa surda.

Conclusão

Entendemos que é de essencial importância que os educadores queatuam diretamente com os mesmos e, até mesmo os que ainda não tiveram esta experiência conheçam esse procedimento histórico vivenciado pelas pessoas surdas para que possamconstruir práticas pedagógicas, pautadas na reflexão para não se repetir no futuro as falhas do passado e seus equívocos. “Entre eles, os esforços empreendidos, muitasvezes de forma cruel, para que as pessoas surdas falassem a qualquer custo, aprendessem leitura labial, se profetizassem, e evitassem o contato com surdos sinalizados”.
tracking img