Capitulo 3 - a escola de planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
INSTITUTO UNA DE TECNOLOGIA – CAMPUS BARREIRO
SUPERIOR TECNÓLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS











A ESCOLA DE PLANEJAMENTO: A FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA COMO UM PROCESSO FORMAL





Carina Miranda
Débora Dornas
Nayara RodriguesRenato Pires
Rodrigo Wagner
Vanessa Silva










BELO HORIZONTE
2011




O modelo básico de planejamento estratégico.

Existem centenas de modelos diferentes de planejamento estratégico, mas a maior parte reduz as mesmas idéias básicas tomando a analise SWOT e a dividindo em etapas,transformando-as em listas de verificação técnica dando atenção a fixação dos objetivos no inicio e elaboração de orçamentos e planos operacionais do final. Existem vários diagramas para mostrar o fluxo global, vejamos os principais estágios e etapas:
Estágio de fixação de objetivos: a escola de planejamento criou vários procedimentos para explicar e se possível quantificar as metas daorganização geralmente colocadas em forma numérica como objetivos, separando, as tarefas de formulação de metas e estratégias, daquelas que as combinam, enquanto a escola de design defende a idéia de que é impossível formalizar valores e metas.
Estágio da auditoria externa: o modelo da escola de design defende a idéia de que necessário avaliar as condições externas da organização para preveras condições futuras, pois a incapacidade de prever significa incapacidade de planejar. Nos anos 80, a tenção foi voltada para analise de industria e dos concorrentes.
Estágio da auditoria interna: consiste em avaliar e deixar bem claro onde estão os ponto fortes e fracos da empresa criando checklists e tabelas de avaliação interna em todos os setores.
Estágio da avaliação daestratégia: processo de avaliação para elaboração e qualificação da tecnologia, variando do simples cálculo de retorno sobre o investimento até uma onda de técnicas como avaliação da estratégia competitiva, analise de riscos, curva de valor, e os vários métodos associados ao calculo do valor para acionistas.
Estágio de operacionalização da estratégia: é como se o processo de planejamento tivessepassado por um gargalo para acelerar a formulação e a implementação.A formulação é o processo aberto (a imaginação pode florescer) e a implementação e o processo fechado e convergente(para sujeitar as novas estratégias as restrições da operacionalização. Na operacionalização acontece o contrario, fazendo com que o planejamento esteja diretamente ligado ao controle, onde a formulação se torna maisrestrita e a implementação propicia liberdade para decompor, elaborar e racionalizar, dando origem a todo conjunto de hierarquização em diferentes níveis e com diferentes perspectivas de tempo. No topo estão os planos estratégicos e abrangentes de longo prazo (em geral 5 anos), seguidos dos planos médio prazo, os quais, dão origem a planos operacionais a curto prazo, para o ano seguinte.Paralelamente a uma hierarquia de objetivos, uma de orçamentos e uma de subestratégias (corporativas, de negócios e funcionais). Todo o conjunto forma o plano operacional ou plano mestre.

Selecionando as hierarquias

As hierarquias são divididas em objetivos, orçamentos, estratégias e programas. As estratégias e programas estão ligadas a tomada de decisão e dirigir o comportamento antes deleacontecer. Os objetivos e orçamentos estão ligados ao controle de desempenho e avaliam o comportamento após o fato.

Premissas da escola de planejamento:

Como vimos anteriormente as escolas o modelo de planejamento era o mesmo com diferenças na execução. O modelo mais simples da escola de design tornou-se uma elaborada seqüência de etapas. A escola de planejamento aceitou a maior parte...
tracking img