Terapia psicanalitica breve

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FASE INICIAL
Sigmund Freud foi o primeiro a aplicar a psicoterapia breve , um exemplo é o caso do maestro atendido por Freud em 1906 que após seis sessões considerou-se curado.
Embora Freud tenhaalcançado alguns sucessos com abordagens de curta duração , ele não as estruturou como forma técnica ,chegando a afirmar que a psicanálise é sempre um processo terapêutico que requer longo período detempo.
A PSICOTERAPIA PSICANALITICA BREVE
Psicoterapia Breve Psicanalítica tem como característica essencial o foco terapêutico e a curta duração do tratamento. O enfoque terapêutico é dirigido paraum conflito central que, em geral, desdobra-se em questões de difícil aceitação e adaptação.
Quando a Psicoterapia Breve é realizada por um psicanalista, é chamada de Psicoterapia BrevePsicanalítica e o psicanalista tem como função, além de trabalhar uma questão focal, fazer uso da interpretação psicanalítica para levar o paciente a desenvolver uma percepção mais ampla e profunda dos mecanismospsíquicos inconscientes que estão em jogo na sua forma de se relacionar e de lidar com as suas dificuldades.
DURACAO:
O tempo de duração de uma terapia breve é variável podendo abranger desdealgumas sessões até alguns meses de terapia, atingindo no máximo um ano de duração. Após um ano, passamos a considerar este processo como uma terapia de longa duração.
INDICACAO:
A psicoterapia brevepsicanalítica é indicada para pessoas que não possuem um comprometimento psíquico grave, mas que, por algum motivo, tiveram o seu equilíbrio psíquico alterado por uma dose significativa de estressemental, ansiedade e instabilidade emocional podendo observar desajustes no relacionamento afetivo e interpessoal, no desenvolvimento profissional, ou no equilíbrio somato-psíquico.

METODO:Faz-se uma avaliação psíquica na primeira entrevista, a partir da qual pode-se indicar o número de sessões necessárias ao tratamento. Próximo ao término das sessões, pode-se reavaliar o caso e indicar a...
tracking img