Capitulo 10 - apo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
(APO)

SÃO PAULO
2011

CAPÍTULO 10 – ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO)
INTRODUÇÃO
A partir da década de 1950, o enfoque baseado no “processo” e a preocupação maior com as atividades (meios) passaram a ser substituídos por um enfoque nos resultados eobjetivos alcançados (fins) e a ênfase em fazer corretamente o trabalho para alcançar eficiência passou à ênfase em fazer o trabalho mais relevante aos objetivos das organizações para alcançar eficácia. O trabalho passou de um fim em si mesmo, para construir um meio de obter resultados e essa reformulação significa uma revolução na Administração, pois as pessoas e as organizações estavam maispreocupadas em trabalho do que em produzir resultados.
ORIGENS DA APO Constitui-se no modelo administrativo identificado com o espírito programático e democrático da Teoria Neoclássica que em 1954, com a publicação de um livro, Peter F. Drucker foi considerado o pai da APO.
CARACTERÍSTICAS DA APO É o processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem áreas deresponsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade. As responsabilidades são especificadas para que passem a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob as quais ambos serão avaliados. Embora tenha um passado autocrático, a APO funciona hoje com uma abordagem participativa e serve de base para os novos esquemas de avaliação etambém para a compatibilização entre objetivos organizacionais e individuais das pessoas. Nessa concepção, trabalha no seguinte esquema: - Gerente e subordinado tem a formulação de objetivos consensuais e participativos entre ambos; - O gerente se compromete em apoiar, cobrar resultados e garante os meios e recursos; - O subordinado passa a trabalhar para desempenhar metas e cobra os meios; -Periodicamente, ambos se reúnem para uma avaliação conjunta dos resultados; - A partir da avaliação, há uma reciclagem do processo onde os objetivos são reavaliados ou redimensionados.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
1. Estabelecimento de conjunto de objetivos entre o gerente e o subordinado
Tanto o gerente quanto o seu subordinado participam ativamente do processo de definir e fixar objetivos.
2.Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição
Os objetivos podem ser denominados metas, alvos ou finalidades, sendo quantificados e com prazos definidos.
3. Interligação entre os vários objetivos departamentais
Objetivos devem ser correlacionados, deve envolver comercial e produção, ou de níveis superiores e inferiores.
4. Ênfase na mensuração
Elaboração de planos táticos adequadospara alcançar os objetivos departamentais, sendo desdobrados e detalhados em planos operacionais. Tornando-se necessário mensurar os resultados atingidos e compará-los com os resultados planejados. Enfatiza-se a quantificação, a mensuração e o controle.
5. Contínua avaliação, revisão e reciclagem
Os sistemas da APO envolvem a avaliação e a revisão regular do processo e dos objetivos alcançados,permitindo que providências sejam tomadas e novos objetivos sejam elaborados para o seguinte período.
6. Participação atuante das gerências e dos resultados
Quando o gerente define os objetivos, vende-os aos subordinados, mensura-os e avalia o progresso, o processo torna-se um controle por objetivos e não propriamente uma Administração por Objetivos.
7. Apoio intensivo do staff
Na APO, aimplantação requer o apoio intenso de um staff treinado e preparado. A abordagem do tipo “faça-você mesmo” não é aconselhável, pois exige coordenação e integração de esforços.
Fixação de Objetivos

A APO é um modelo de administração, onde as gerências de uma organização estabelecem metas para sua gestão, com o intuito de priorizar os objetivos e a contribuição deste para o alcance dos resultados...
tracking img