Capitulo 1 do livro sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho capitulo 1 do livro base.
Conteúdo: Siga em frente(Questões 1 a 5), estudo de caso 1(Questões 1, 2 e 3), estudo de caso 2(Questões 1, 2 e 3)

Tópico “Siga em frente”
1. Como os sistemas de informação podem apoiar as operações de negócios de uma empresa e a tomada de decisão pelos gerentes e lhes conferir uma vantagem competitiva? De exemplos para ilustrar sua resposta
R: Essessistemas possuem uma capacidade enorme de armazenar dados e transforma em informações as quais tem base verídica e atualizada constantemente o que permite a empresa visualizar que produto esta sendo aceito pelo mercado assim como o que não está sendo, ele também é capaz de identificar padrões nas compras e nos grupos de clientes. Estas informações são cruciais para o futuro de uma empresa e com elase os relatórios que elas formam, um gerente podem intensificar as suas ações em marketing, por exemplo, para melhorias nas vendas também pode identificar problemas que o mercado tem com um determinado produto e aplicar neles as mudanças necessárias ou até mesmo a suspensão da venda do mesmo.

2. O uso da Internet, intranets e extranets nas organizações conectadas em rede esta afetando amaneira como as empresas operam e como os computadores são utilizados? Explique.
R: Sim, de forma positiva e negativa. Negativamente, pois infelizmente alguns funcionários não tem consciência e acabam acessando sites indevidos colocando em risco a segurança da empresa e de seus dados, além de fazer com que o mesmo perda produtividade.
Positivamente, pois a com a intranet ocorre a integração dossetores da empresa, o que agiliza os processos que devem ser feitos a nível administrativo, com a extranet a comunicação das filiais com a matriz permite a troca de informações e acompanhamento dos negócios de forma mais próxima e com a internet a soma de informações e conhecimento que se pode adquiri na mesma é imprescindível para a formação e atualização dos funcionários.

3. Consulte o caso sobrea General Eletric neste capitulo. Se Você fosse o seu diretor presidente, que outras mudanças no e-business você recomendaria para a companhia? Defenda as propostas.
R: Outra forte forma de adentrar no e-business é a propaganda maciça em redes sociais, blogs freqüentados pelo mercado consumidor e até mesmo em sites de buscas com palavras chaves levando o site da empresa ao topo da pesquisa.Essa ferramenta é bem barata em relação ao retorno que ela traz, tendo em vista a quantidade de acessos que os sites onde seriam divulgado tem. Além disso a empresa também assume um compromisso ambiental já que a publicidade digital economiza papel e reduz a poluição que esse empresa geraria com folders e panfletos.

4. Qual a importância da tecnologia da informação para a globalização de umnegocio? Utilize exemplos para ilustrar sua resposta.
R: A tecnologia da informação junto com a internet é capaz de dar 30 voltas ao mundo em um segundo desta forma, as maneiras possíveis para a globalização de um negocio são enormes, por exemplo temos as lojas virtuais que graças a essas tecnologias é um dos ramos que mais cresce e gera renda e sem a necessidade de um lugar físico e dos gastos queo mesmo traria, outro exemplo são negócios já antigos que se modernizam e criam políticas de integração e ganham mais uma fatia do mercado se firmando cada vez mais no cenário que atuam.

5. Como um gerente pode demonstrar que é um usuário final responsável dos sistemas de informação? De um exemplo
R: Utilizando os recursos que o sistema oferece para criar embasamento nas decisões que ele devetomar, por exemplo caso fosse necessário abrir uma filial em um bairro um sistema poderia receber varias informações demográficas como mercado consumidor, investimentos necessários para abertura da mesma e com essas informações poderia informar se seria vantagem ou não a abertura e em quanto tempo haveria retorno do investimento feito.

Estudo de caso 1
1. As iniciativas de compra, venda e...
tracking img