081498720710

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MÓDULO 1 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS
*
* VISÃO GERAL DO MÓDULO

A finalidade desse módulo é apresentar a importância do conhecimento dos sistemas de informação para os dirigentes e gerentes de linha nas empresas bem como enfatizar questões fundamentais no uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC).
Ele compõe-se de dois capítulos, seus objetivossão:

Capítulo I: A Importância da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para as Empresas

1. Enfatizar o papel que os sistemas de informação desempenham nas atividades operacionais da empresa, na tomada de decisão gerencial e obtenção de vantagem estratégica para a empresa.

2. Refletir como os negócios estão utilizando a Tecnologia da Informação e da Comunicação para atender odesafio de mudança em face à globalização que impõe às organizações processos decisoriais e concorrenciais ágeis.

Capítulo II: Fundamentos dos Sistemas de Informação

3. Discutir os conceitos básicos sobre sistemas de informação em geral e apresentar os diferentes tipos de sistemas de informação em uso nas organizações.

4. Definir um modelo de identificação e reconhecimento de sistemasde informação no mundo real.

5. Enfatizar sua importância para a tomada de decisão operacional, gerencial e estratégica nas empresas.
-------------------------------------------------

LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO, MARCANDO SUAS IDÉIAS PRINCIPAIS E ANOTANDO SUAS DÚVIDAS, PARA POSTERIORMENTE DISCUTÍ-LAS
Capítulo I: A Importância da TIC para as empresas

1.1 Os Sistemas deInformação e sua Importância na Gestão das Empresas

Entender a administração e o uso responsável e eficaz dos sistemas de informação é importante para gerentes e demais trabalhadores do conhecimento na sociedade de informação global de hoje. Sistemas e tecnologias da informação se tornaram um componente vital para o sucesso de empresas e organizações. Os sistemas de informação constituem-seassim um campo de estudo essencial para a administração e o gerenciamento de empresas.

1-2 Conhecimentos necessários (o que se precisa saber)

Os usuários finais precisam saber como os sistemas de informação podem ser empregados com sucesso em um ambiente de negócios. Em suma, o que se precisa conhecer para ajudar a gerenciar os recursos de rede, hardware, software e dados de sua empresa,para que eles sejam utilizados no alcance dos objetivos estratégicos da firma?

A figura a seguir (Fig. 1.1) ilustra um referencial conceitual útil que caracteriza o que um gerente ou usuário final precisa saber sobre os sistemas de informação. Ela enfatiza cinco áreas do conhecimento a saber: Conceitos Básicos, Tecnologias de Informação, Aplicações Empresariais, Processos de Desenvolvimento eDesafios Gerenciais.

Conceitos Básicos - Conceitos comportamentais, técnicos e administrativos
Tecnologias de Informação – Os principais conceitos, avanços e questões gerenciais na informática (hardware, software, redes, gerenciamento de banco de dados)
Aplicações Empresariais – As principais utilizações dos sistemas de informação para as operações, administração e obtenção de vantagemcompetitiva do empreendimento
Processos de Desenvolvimento – Como os usuários finais ou especialistas em informação desenvolvem soluções de sistemas de informação para problemas nas empresas utilizando metodologias específicas.
Desafios Gerenciais – Os desafios de administrar efetiva e eticamente os recursos e estratégias de negócios envolvidos na utilização da tecnologia da informação ecomunicação na empresa.
Figura 1.1

Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informação:
Um sistema de informação (SI) é uma combinação de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização.

Tipos de SI - Sistemas de informação manuais (papel-e-lápis)
* Sistemas de informação informais (boca-a-boca)...
tracking img