Matematica aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Inclusão digital
This tag is associated with 24 posts
Reflexão crítica sobre os telecentros de informação e educação na cidade de João Pessoa
Posted by Laura ⋅ 26/07/2012 ⋅ Deixe um comentário
PINHO NETO, Júlio Afonso Sá de. Reflexão crítica sobre os telecentros de informação e educação na cidade de João Pessoa. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v.21, n.3, p.145-154, set./dez. 2011.Disponível em: < http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/11059 >. Acesso em: 26 jul. 2012.
Resumo:
Objetiva refletir criticamente a respeito da experiência de pesquisa nos Telecentros de Informação e Educação, conhecido como Estações Digitais, Projeto que faz parte do programa Inclusão Digital para a Cidadania, desenvolvido no município de João Pessoa (PB) a partir do ano de2007. Avalia em que medida, as Estações atingem a finalidade estabelecida por seus idealizadores, que é promover a cidadania e diminuir os índices de exclusão digital. A pesquisa se desenvolve no âmbito da Ciência da Informação, sendo de cunho qualitativo, exploratório e bibliográfico dirigida a quatro das 26 Estações Digitais existentes na capital paraibana através da execução de grupos focais,entrevistas, questionários e análise documental. Concluiu-se que a ausência de uma verdadeira política pública de inclusão digital traz consequências danosas ao andamento do Projeto, revelando inconsistências no que diz respeito ao planejamento geral, o que por sua vez acarreta a ausência de um processo avaliativo eficaz.
Palavras-chave: Cidadania. Políticas Públicas. Inclusão Digital. EstaçõesDigitais.
Ação de Mediação para Inclusão Social de Comunidades
Posted by JoãoPBS ⋅ 26/07/2012 ⋅ Deixe um comentário
FARIAS, Maria Giovanna Guedes; FREIRE,  Isa Maria. Ação de Mediação para Inclusão Social de Comunidades. Informação & Informação, Londrina, v. 16, n. 3, p. 76-95, 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/9921/10660>. Acesso em:26 jul. 2012.
Resumo
Introdução: A informação tornou-se um instrumento capaz de modificar a consciência do indivíduo e do grupo, em que ele se encontra socialmente incluído. Por isso, torna-se necessário pensar na coletividade e nos benefícios advindos de ações de informação mediadas por profissionais da informação a serem promovidas junto a comunidades ou a grupos sociais.
Objetivo:Implementar uma ação de mediação da informação para criar a interface virtual “Blog da Comunidade Santa Clara”, visando disseminar o tesouro de conhecimentos das pessoas depositárias da memória social e do saber da Santa Clara, que posteriormente gerou o projeto de extensão “Curso Gerenciamento de Blogs”.
Metodologia: Pesquisa-ação, metodologia coerente com a teoria e ação, que possibilitou registrar oconhecimento dos moradores da Comunidade Santa Clara (CSC) no que diz respeito a seus ofícios e talentos, e ainda investigar como esses conhecimentos são transmitidos dentro e fora da Comunidade.
Resultados: Os moradores da Comunidade, após participarem do Curso Gerenciamento de Blogs, se tornaram os disseminadores informacionais da CSC ajudando a construir a identidade social da Comunidade eidentidade virtual.
Conclusões: Com o tesouro de conhecimentos registrado e disseminado na web, a Comunidade tem possibilidade de obter reconhecimento perante a sociedade civil, a exemplo de instituições que desejam investir na CSC com criação de projetos que beneficiem a população.
Palavras-chave: Mediação da informação. Inclusão social. Comunidade. Blog.
Representações de empreendimentos econômicossolidários sobre a Internet
Posted by JoãoPBS ⋅ 29/01/2012 ⋅ Deixe um comentário
FONSECA, Reuber da Silva; MACHADO, Lucília Regina de Souza. Representações de empreendimentos econômicos solidários sobre a Internet. TransInformação, Campinas, n. 23, v. 3, p. 195-206, set./dez. 2011. Disponível em: <http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewissue.php?id=29>. Acesso em: 29 jan....
tracking img