Capitalismo e socialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Referencial Teórico
























Capitalismo
O capitalismo como sistema economico e social passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do século XVI. A transição do feudalismo para o capitalismo, porém, ocorreu de forma bastante desigual no tempo e no espaço: foi mais rápida na porção ocidental da Europa e muito mais lenta na porção central e naoriental.
O capitalismo evoluiu gradativamente e foi se transformando à medida que novas dificuldades sirgiam. O sistema capitalista era profudamente enraizado hitoricamente e culturalmente, pois sua origem é muito antiga (final da Idade Média) e sua evolução histórica foi muito lenta, particulamente na Europa Ocidental e na América Anglo-saxônica. Gradativamente, ele foi sobrepondo a outras formas deprodução, até se tornar hegemonico, o que, em âmbito mundial, ocrreu em sua fase industrial.
Podemos dividir o processo de desenvolvimento do capitalismo em três fases:








Características do Capitalismo
Apesar das profundas diferenças existentes entre os pasíses capitalistas, algumas características básicas são comuns a todos eles, pois fazem parte do molde do sistema capitalista:• Estrutura de propriedade – predomina a propriedade privada, pois a maioria dos meios necessários para a produção, tais como fábricas, terras, máquinas, usinas, portos, ferrovias, minas, etc., pertence a agentes econômicos privados. No entanto, em muitos países, o Estado também é dono de muitos meios de produção. Atua como capitalista através de empresas estatais, principalmente em setoresbásicos e de infra-estrutura.
• Objetivo – os agentes economicos, privados ou estatais, buscam incessamente a reprodução do capital, ou seja, a constante obtenção de lucros. A diferença fundamental é que uma pmpresa privada que opera no vermelho pode ir à falencia, ao passo que uma estatal normalmente recebe subsídios governamentais para manter-se.
• Mecanismo de funcionamento da economia – os agenteseconômicos(indivíduos ou empresas, instituições públicas ou privadas) fazem seus investimentos guiando-se pela lógica do mercado, ou seja, com base na lei da oferta e da procura. Investem sempre com o objetivo de obter a maior rentabilidade possível, daí a concorrência se estabelecer em todos os setores. No entanto, há também muitas outras áreas monopolizadas, oligopolizadas, cartelizadas, nasquais, na prática não há concorrência.O estado, muitas vezes, intervém numa economia oligopolizada como agente planejador ou simplesmente como agente econômico.
• Relação de trabalho - predomina o trabalho assalariado. No entanto, ao lado dessa relação tipicamente capitalista convivem relações não-capitalistas de trabalho, principalmente em regiões em desenvolvimento e rurais: parcerias,arrendamentos, e até em regiões mais remotas, até relações ilegais, como escravidão e o trabalho forçado por dívida.
• Meios de troca e instrumentos de crédito – o dinheiro(moeda metálica ou papel-moeda) é o principal meio de troca surgido no século VII a.C., como resultado da descoberta de fundição, e facilitou o comércio. O cheque é uma ordem escrita, nominal ou ao portador, que permite movimentar umfundo em dinheiro depositado num banco. Com avanços da tecnologia, surgiu o cartão bancário, um “dinheiro virtual” que permite fazer pagamentos sem intermediação de cheques ou dinheiro real. Mais recentemente, tornou-se possível movimentar fundos através da internet. Outros instrumentos de crédito que facilitam as trocas são os cartões de crédito e as duplicatas.
• Relação social – Há uma divisãode classes no interior da sociedade capitalista, com uma concentração de renda nos setores ou classes dententores do capital. Portanto, o capitalismo é marcado por desigualdades sociais, mais acentuadas nos países em desenvolvimento.
Capitalismo Comercial
Essa etapa do capitalismo estendeu-se desde fins do século XV até o século XVII. Foi marcada pela expansão marítima das potências da Europa...
tracking img