Capitalismo versus socialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A formação do capitalismo.

A Idade Moderna, de 1453 a 1789, e a formação do capitalismo comercial.
No século XV, o comércio já era a principal atividade econômica da Europa. Os comerciantes, ou aclasse burguesa, já tinham acumulado grandes capitais realizando o comércio com a África e a Ásia, através do mar Mediterrâneo. O capital torna-se a principal fonte de riqueza, substituindo a terra,do período feudal. De que forma o capital podia ser acumulado ou obtido?
* Por meio da ampliação cada vez maior do comércio;
* Por meio da exploração do ouro e da prata.
A fase de acumulaçãodo capital por meio do lucro obtido com o comércio e, ainda, por meio da exploração do trabalho do homem, seja o assalariado ou o escravo, recebe o nome de capitalismo comercial. Nesta fase docapitalismo, nos séculos XV e XVI, ocorreu a expansão marítimo-comercial. A expansão marítima europeia fez ressurgir o colonialismo.
O capitalismo industrial e as relações de trabalho.
Até o século XVIII,o comércio era a principal atividade econômica da Europa, proporcionando grandes lucros à burguesia comercial. Nesta época começaram a surgir novas técnicas de produção de mercadorias. Como exemplopodemos citar a invenção da máquina a vapor, do tear mecânico e, consequentemente, dos lucros da burguesia. Surge, deste modo, um novo grupo econômico, muito mais forte que a burguesia comercial. Cabiaa burguesia industrial maior parte dos lucros, enquanto a grande maioria dos homens continuava pobre,
As características do sistema capitalista
Este sistema caracteriza em linhas gerais:
*Pela propriedade privada ou particular dos meios de produção;
* Pelo trabalho assalariado;
* Pelo predomínio da livre iniciativa sobre a planificação estatal.
A interferência do Estado nosnegócios é pequena. Diante do que foi exposto, percebe-se que a sociedade capitalista divide-se em duas classes sociais: a que possui os meios de produção, denominada burguesia.
As características do...
tracking img