Capital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão e Financiamento do Capital de Giro: um Estudo no Setor Industrial de Confecções em Campina Grande – PB
RESUMO
Este artigo aborda uma pesquisa realizada junto às indústrias do setor de confecções da cidade de Campina Grande – PB, cujo objetivo principal foi avaliar a gestão do capital de giro e a realidade de seu financiamento, propondo, assim, as devidas soluções aos problemasencontrados. Para a consecução do estudo realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e qualitativoquantitativo, constituída de uma revisão bibliográfica acerca da temática abordada e de uma pesquisa de campo. Os dados foram tratados à luz da Teoria da Administração Financeira e segundo os parâmetros básicos da Estatística Descritiva. Os resultados evidenciaram que há certa homogeneidade noque diz respeito às políticas de gestão do capital de giro, independentemente do porte da empresa. Porém, quando se trata de financiamento bancário de curto prazo, aquelas de menor porte deparam-se com vários empecilhos à sua consecução. Mesmo em se tratando das empresas em boa situação no tocante ao caixa e ao capital de giro, as principais necessidades observadas referem-se à formalização desuas políticas de gestão de curto prazo e de implementação de um planejamento financeiro mais efetivo e adequado às suas características operacionais. PALAVRAS-CHAVE: Gestão de Capital de Giro nas PMEs; Planejamento Financeiro; Financiamento de Curto Prazo.

1. INTRODUÇÃO O Brasil é um dos países com maior índice de empreendedorismo do mundo, pelo fato de serem abertos anualmente milhares de novosnegócios. Entretanto, é também campeão de “mortalidade de empresas”, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE, 2007). Fenômeno este que é, em parte, explicado pela falta de conhecimento e planejamento organizacional, sobretudo o financeiro. Neste contexto, é de fundamental importância que as empresas conheçam e dominem os fatores essenciais que norteiam aadministração do capital de giro, como o ciclo operacional, o ciclo de caixa, o período médio de pagamentos a fornecedores, o período médio de cobranças, o período médio de estocagem, bem como sua real necessidade de investimento em giro. Este último, cabe destacar, deve ser medido com o auxílio do fluxo de caixa, uma ferramenta muito importante à gestão de curto prazo, que é formada basicamentepor entradas e saídas de recursos e tem ainda a função de medir a disponibilidade de recursos para novos investimentos e a capacidade que a empresa tem de honrar os seus compromissos. Desta forma, torna-se evidente a importância da correta aplicação dos conceitos citados, a fim de contribuir de forma efetiva para o alcance dos objetivos organizacionais. Assim, foi realizado o presente estudo, com oobjetivo de avaliar a gestão do capital de giro e a realidade de seu financiamento nas empresas do setor de confecções em Campina GrandePB, à luz da Administração Financeira.

SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia

2

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO SETOR DE CONFECÇÃO DO VESTUÁRIO A indústria de confecções, integrante do complexo têxtil, engloba um grandenúmero de empresas dos mais variados tamanhos e serve a um mercado consumidor extremamente segmentado, que vai da produção em massa à produtos individualizados e únicos. Segundo Melo (2000), a enorme heterogeneidade das unidades produtivas inerentes a este setor pode ser considerada como uma característica básica e estrutural. Neste caso, dois fatores são responsáveis pela referida estrutura: ascaracterísticas tecnológicas e a forte segmentação do mercado. No que se refere ao aspecto tecnológico, essas indústrias caracterizam-se por reduzidas barreiras tecnológicas, exigindo baixo nível de investimento para a entrada de novas unidades no mercado. Em geral, essas unidades iniciam suas atividades com um único trabalhador ou com membros da família reunidos em sua própria residência a partir...
tracking img