CAPITAL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Fluxos econômicos mundiais sempre marcaram o capitalismo e, se o estágio imperialista os acentuou, a fase contemporânea ampliou-os ainda mais. Entretanto, agora eles se apresentam comparticularidades que não decorrem apenas da sua grande expansão.
Salienta-se também outro ponto do capitalismo contemporâneo financeirização do capital. Segundo Braz e Netto (2007, p.231). Resulta dasuperacumulação e, ainda, da queda das taxas de lucro dos investimentos industriais registradas entre os anos setenta e meados dos oitenta, compreende-se que um montante fabuloso de capital disponibilizou-se entãosob a forma de capital-dinheiro (ou capital monetário). Parte desse capital foi investida na produção e, especialmente, no setor de serviços em outros países pelas corporações imperialistas(representando o chamado investimento externo direto/IED), aliás, um dos dínamos da mundialização. Parte substantiva, porém, permaneceu no circuito da circulação buscando valorizar-se nesta esfera.
Nocapitalismo monopolista a financeirização tornou-se transações financeiras, de modo geral, predominantemente especulativas, ou seja, os rentistas e possuidores de capital fictício, (ações, cotas de fundosde investimentos, títulos de dívida pública) extraem ganhos sobre valores frequentemente imaginários (BRAZ; NETTO, 2007, p.232).
O mundo que vivemos, na entrada do século XXI, é muito diferentedaquele que despontava na segunda metade do século XX, se cronologicamente, dele nos separam pouco mais de três décadas, do ponto de vista societário a impressão que se tem é a de que experimentamos um“mundo novo” BRAZ; NETTO, 2007, p.235).
No capitalismo contemporâneo ocorre também a financeirização do capital, no qual a razão é a super- acumulação e a queda das taxas de lucro dos investimentosindustriais seriam na verdade um capital fictício ou as ações, obrigações e outros títulos de valor. Há também no capitalismo contemporâneo uma industrialização generaliza, por meio de produtos...
tracking img