Capital intelectual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I - INTRODUÇÃO
Esta pesquisa se propôs a apresentar o capital intelectual como diferencial competitivo no ambiente organizacional. Sendo assim optamos como objeto de estudo a empresa ELETRONORTE/BELÉM, tendo como principal foco verificar a execução da gestão do conhecimento como ferramenta para otimização do capital intelectual, a partir de então ficou definido durante a pesquisa o objetivogeral e os objetivos específicos, esses que vem amparar toda a fundamentação teórica.
Em seguida, apresentou-se a caracterização da empresa e seu ambiente, procurou-se antes de entrar na pesquisa de campo, se chegar ao propósito de desenvolver uma fundamentação teórica, que deu apoio a pesquisa, onde houve uma abordagem nos temas sobre: conceitos básicos de gestão do conhecimento; gestão doconhecimento; capital intelectual; a empresa e seu capital humano; mensuração do capital intelectual com a diferença entre o valor de mercado e o valor contábil, modelo de Sveiby e o modelo da Skandia.
Logo depois, foi realizada a pesquisa de campo verificar e responder o que foi trabalhado teoricamente, onde foram aplicados questionários aos funcionários, contendo dez perguntas fechadas relacionadas àsituação problema, referente a uma análise significativa do que ocorre na ELETRONORTE/BELÉM.
Para finalizar, buscou-se uma análise crítica, mostrando o que de fato ocorre na empresa através da mensuração dos questionamentos confrontando com a teoria para dar resposta ao questionamento relacionado a valorização da empresa através de seu capital intelectual.

1.1 - SITUAÇÃO PROBLEMA
Aglobalização econômica e tecnológica levou as organizações a transformarem seu modo de fazer gestão, gerando a necessidade de se adequar às exigências e carências da sociedade. No mundo atual, observa-se que, para as organizações obterem bom desempenho torna-se necessário que atuem em redes, numa sincronia ambiental interna e externamente, promovendo mudanças, para que se mantenham competitivas.
Para tal,Dreifuss (1996) diz que, as organizações precisam ampliar seu campo de atuação, pois os processos da globalização econômica, a mundialização e a planetarização levam as organizações a darem vazão de seus produtos para os novos mercados externos, e essas transformações leva a um novo formato direcionada pelo conhecimento e competência, que antes era focada no produto.
Considerando que estamos vivendoessas transformações cada vez mais acelerada, a Administração Pública necessita e deve interagir com a sociedade, produzindo e prestando produtos e serviços de qualidade, tornando-se imperativo, na promoção de modernização em seu modelo de gestão, procurando desenvolver uma administração mais eficiente.
Portanto, o conhecimento é um recurso intangível e para seu desenvolvimento necessita de umambiente propício, suporte de tecnologia de informação, novas técnicas gerenciais, um grupo de pessoas capacitadas para que os recursos utilizados sejam inseridos na estrutura da organização.
Neste contexto, está inserida a Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (ELETRONORTE), uma empresa que atua há 37 anos no mercado e possui nove pontos de geração e distribuição de energia, localizados emnove Estados da Federação, mais precisamente na Região Norte e esse produto é comercializado em todo o território nacional.
Diante desse cenário organizacional competitivo em que as empresas estão investindo em diversos setores para se manter no mercado, nos leva a um questionamento significante: o capital intelectual é visto como um diferencial competitivo para valorizar a empresaELETRONORTE/BELÉM?

1.2 - JUSTIFICATIVA
Com a globalização o mercado está cada vez mais competitivo e exigente, cobrando das empresas a produção de bens e serviços cada vez melhor para satisfazer as necessidades dos clientes, aumentando assim a concorrência, em busca dos melhores produtos e melhores preços.
O processo de globalização foi incentivado principalmente pelo avanço da...
tracking img