Capital intelectual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA – URCAMP
CENTRO DE CIÊNCIAS DE ECONOMIA E INFORMÁTICA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CAPITAL INTELECTUAL NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

BIANCA DOS ANJOS
JOÃO DE DEUS

BAGÉ, 13 SETEMBRO DE 2007

CAPITAL INTELECTUAL NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

Trabalho acadêmico realizado com o objetivo de obtenção de avaliação nadisciplina de Metodologia da Pesquisa, do Curso de Administração de Empresas, do Centro de Ciências de Economia e Informática da Universidade da Região da Campanha.

Orientador: JHANSY SILVEIRA COLARES

Bagé - RS
Setembro / 2007

1 INTRODUÇÃO

Verifica-se que nas últimas décadas, gradativamente, vêm ocorrendo mudanças na sociedade que geraram um processo de globalizaçãomundial, com rápido avanço das tecnologias de produção, informática e de telecomunicações, e também outras transformações que sugerem novas formas de percepção e interpretação da sociedade como um todo.
Esse período de gradativas mudanças, não só no Brasil, mas também na economia mundial, vivenciado mais intensamente nas últimas décadas, vem sendo apontado por vários estudiosos do assunto como umperíodo de transição de uma Sociedade Industrial para uma Sociedade do Conhecimento. Com isso, as empresas começaram a perceber que existe um novo fator de produção a ser gerenciado, ou seja, o capital intelectual.
O Capital Intelectual é o conjunto de valores ocultos que agregam valor às organizações, permitindo sua continuidade. Levando em conta tais conceitos, pode-se dizer que o CapitalIntelectual é conjunto de valores, seja de capital, um ativo ou um recurso, ambos se acham ocultos e todos tendem a agregar valores reais à organização.
Dessa forma, passa-se a perceber que a habilidade de uma empresa em gerenciar seu capital intelectual tende a ser cada vez mais importante na busca da competitividade e de melhor performance organizacional. É esse ativo, o capital intelectual, quepossibilita às empresas o desenvolvimento de novos produtos e serviços adequados às necessidades em permanente mudança.Portanto, em virtude do desafio de identificar e desenvolver o capital
intelectual fica claro a sua crescente importância. Isso faz com que as organizações inovem em suas estratégias e planejamentos.
A metodologia desenvolvida neste estudo será através de leituras, o que caracteriza apesquisa do tipo exploratória bibliográfica.

2 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

2.1 TÍTULO DO PROJETO

Capital Intelectual No Desempenho Organizacional

2.2 NOME DA INSTITUIÇÃO

Universidade da Região da Campanha – URCAMP

2.3 PROFESSOR(A)

Profª Jhansy Silveira Colares

2.4 AUTOR(A)

Bianca Protas
Taulni Rosa

3 PLANO DA NATUREZA DO PROBLEMA DE PESQUISA

3.1 Problema

Osucesso das organizações está cada vez mais baseado na agregação da inteligência aos seus processos, produtos e serviços, mostram que saber gerenciar o capital intelectual se tornou um pré-requisito essencial ao sucesso dos negócios. Portanto, o papel do capital intelectual na criação de valor tem se tornado crucial para alcançar vantagens competitivas no mercado.A partir dessa abordagem e considerandoque a aplicação do recurso do conhecimento nas organizações gera benefícios intangíveis.
Desta forma, verifica-se a importância deste elemento como fator de geração de competitividade, e que empresas recém-criadas podem competir com as empresas já estruturadas no mercado, que com seu potencial conseguem alavanca recursos que as tornam grandes no mercado.
Pelo contexto apresentado, o problemade pesquisa desta dissertação consiste em investigar: Qual é o impacto do capital intelectual no desempenho organizacional?

3.2 Justificativa do problema

Múltiplos fatores levaram à atual valorização do capital intelectual por parte das organizações. Esta convergência de causas é um dos motivos pelos quais o ato de discriminar claramente o conhecimento ganhou importância fundamental. A...
tracking img