Cyberbulliyng

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE DIREITO

ACADÊMICO:

Alex Guerreiro dos Santos

MACAPÁ/AP

2011

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ - FAMAP

CURSO DE DIREITO

DISCÍPLINA: PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO

ORIENTADORA: GLEURY

MACAPÁ/AP
2011

Cyberbullying - Violência Virtual

[pic]

[pic]

TEMAS QUE FORAM ABORDADOS NA PALESTRA PELO GRUPO

✓ O que é cyberbullying
✓ Cyberbullies✓ Combate
✓ Meios por onde se propaga
✓ Meios de prevenção
✓ Cuidados que se deve tomar para tentar não ser vítima do cyberbullying
✓ O que fazer quando for vítima do cyberbullying

O QUE É CIBERBULLYING

É uma prática que envolve o uso de tecnologia de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por umindivíduo ou grupo com intenção de prejudicar outrem. Apesar de ser um termo novo no brasil, o bullying não é atual e não acontece somente na escola, também é encontrado nas universidades, no ambiente de trabalho e na vizinhança, porém, sendo mais comum entre os adolescentes.

A má notícia é que essa forma de intimidação transpôs as barreiras das escolas e chegou ao meio virtual, com o nomede cyberbullying. Como tem se tornado mais comum na sociedade.

O principal objetivo de quem prática o cyberbullying é expor as vítimas a ridicularização, postar declarações falsas com intenção de humilhar.

O cyberbullying, via web, pode ser considerado tão prejudicial quanto o bullying “tradicional”, podendo, inclusive, levar, em casos extremos, ao suicídio.

Os meios virtuais utilizados paradisseminar difamações e calúnias são as comunidades, e-mails, torpedos, blogs e fotoblogs. Além de discriminar as pessoas, os autores são incapazes de se identificar, pois não é responsável o bastante para assumirem aquilo que fazem. É importante dizer que mesmo anônimos, os responsáveis pela calúnia sempre são descobertos.

CYBERBULLIES

São internautas que praticam o ciberbullying nas redessociais, sendo os incentivadores e principais culpados, ou seja, são aqueles que cometem ação violenta psicológica ou física contra uma pessoa nos meios de comunicação.

Alguns cyberbullies também podem enviar e-mails e mensagens instantâneas ameaçando e assediando as vítimas, postar rumores e boatos e instigar os outros para cima da vítima. A massificação da internet , especialmente pelo uso entreas novas gerações, contribui para o aumento do cyberbullying, pois, no mundo virtual, os bullies não precisam dar as caras com isso dificulta ainda mais achar o culpado, é trabalhoso mais não impossível, porém não se limita só aos adolescentes, podendo ocorrer também entre adultos.

CONHEÇA SEUS DIREITOS

➢ CALÚNIA: art – 138 do código pena

Pena – detenção de 6 (seis) meses a 2(dois) anos e multa.

➢ DIFAMAÇÃO: art – 139 do código penal

Pena – detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa.

➢ INJÚRIA: art – 140 do código penal

Pena – detenção de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

➢ AMEAÇA: art – 147 do código penal

Pena – detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

COMBATES

Atualmente legislações e campanhas de sensibilização têmsurgido para combatê-lo, esse crime virtual. Exemplo, é a legislação do crime da internet que possibilita a quebra de sigilo de trafego da internet e o praticante de cyberbullying pode ser descoberto. Todos os computadores conectados à rede mundial possuem um número que pode ser rastreado, o seu ip.

Mesmo se o acesso for feito através de uma lan-house, caso a mesma possua registro dosusuários, será possível identificar o agressor.

Os praticantes podem ser processados por calúnia e difamação, sendo obrigados a disponibilizar uma considerável indenização. Se o praticante for menor de idade poderá responder de acordo com o estatuto da criança e do adolescente, podendo sofrer desde uma advertência até internação em centro de recuperação.

A escola só responsabilizada se a...
tracking img