Capital humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL HUMANO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA O SUCESSO DAS EMPRESAS

RESUMO:


Este trabalho tem como objetivo contribuir para o entendimento da importância do
Capital Humano como vantagem competitiva para o sucesso das empresas. Vários
estudos demonstram que o Capital Humano é considerado uma das principais fontes de inovação organizacional. É necessário que asempresas incorporem a Gestão Estratégica do Capital Humano em seu repertório de práticas administrativas para desenvolver seu potencial inovador e atuar competitivamente nos atuais e futuros cenários. A base para manter o desenvolvimento competitivo de uma empresa no mercado está calcada em seus recursos internos, representados pelas diferentes formas de conhecimento.
A função estratégica é gerenciarações para criar e disseminar esse conhecimento dentro da empresa. Neste sentido, se discute as formas pelas quais a gestão do conhecimento pode contribuir para o estabelecimento de uma vantagem competitiva, sustentável, para as empresas. Quando a cultura de uma empresa possui uma preocupação com seus colaboradores, ou seja, capital humano,
esta já possui um grande passo com relação aosconcorrentes que não valorizam esta variável como sendo importante para a sobrevivência e sucesso da organização.
PALAVRAS-CHAVE: Capital Humano, Vantagem Competitiva, Gestão de Pessoas e Capital Intelectual

INTRODUÇÃO

As organizações vêm passando por grandes transformações em função de pressões que recebem tanto do contexto externo quanto do interno. As mudanças
por que passam as organizações nãoestão limitadas a suas estruturas organizacionais, seus produtos ou seus mercados, mas afetam principalmente seus padrões comportamentais ou culturais e seus padrões políticos ou relações internas e externas de poder. Essas mudanças não são de natureza episódica, mas processos contínuos na vida das empresas (FISCHER, 1992).
Verifica-se que nas últimas décadas, gradativamente, vêm ocorrendomudanças na sociedade que geraram um processo de globalização mundial, com rápido avanço das tecnologias de produção, informática e de telecomunicações, e
também outras transformações que sugerem novas formas de percepção e
interpretação da sociedade como um todo (CORRÊA, 2004).
Segundo Drucker (2003) considerando as rápidas e intensas mudanças
que atingem as organizações atuais é ao mesmo tempodifícil e arriscado identificar as peças fundamentais da estrutura de qualquer organização. Da estratégia de mercado e da tecnologia da informação às alianças globais e estratégicas, a arte da previsão tem sido bem mais complicada e incerta. O autor nos remete à era agrícola, quando a terra era fundamental para estabelecer vantagem estratégica e econômica. Com o advento da revolução industrial, avantagem econômica passou para quem controlava a principal fonte de energia, o motor. No entanto, a transição para o futuro exigirá uma fonte de energia bem mais complexa de administrar que é o capital humano.

O objetivo geral da pesquisa é analisar a importância do capital humano como forma de diferencial competitivo nas empresas. Os objetivos específicos são:
• Destacar o papel das pessoas naobtenção de resultados nas empresas;
• Mostrar a importância da gestão de pessoas nas organizações;
• Valorizar o capital humano;
• Identificar as características do novo gestor.

2 CAPITAL HUMANO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

Entende-se por capital humano toda capacidade, conhecimento, habilidade e experiência dos empregados e gerentes. O capital humano inclui também a criatividade e ainovação organizacional, observando-se com que freqüência novas idéias são geradas dentro da empresa, ou com que freqüência estas idéias são implementadas, ou ainda qual o percentual de sucesso na implementação destas idéias. Resumidamente, o capital humano é aquilo que as pessoas levam para a casa no final do expediente (STEWART, 1998).

Fonseca (1995, p. 72) afirma que com a teoria do capital...
tracking img