Capacidade e capacitores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Acústica
Sub-tema: Tratamento Acústico

BELÉM-PA
2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de apresentar quais os benefícios, os materiais mais utilizados, os procedimentos mais importantes e problemas acústicos comuns envolvidos no tratamento acústico de um ambiente, assim como demonstrar qual a melhor maneira de se obter um resultado satisfatório para o mesmo. Observando-seque este tratamento traz benefícios para toda a sociedade, podendo ser aplicado em algumas situações hoje em dia.

TRATAMENTO ACÚSTICO
O tratamento acústico é o uso de materiais para diminuir a incidência de ruídos ou barulho dentro de um ambiente. São usados espumas e forros acústicos que abafam o ruído e a reverberação do som dentro do ambiente, no caso das residências podemos citar objetoscomo o sofá o colchão e até o próprio corpo humano que também servem como absorventes acústicos. Portanto o tratamento acústico refere-se ao tratamento do som de dentro do ambiente e não do ambiente externo.
O revestimento das superfícies do recinto com material absorvente acústico é uma boa opção para evitar as reflexões do som, essa solução deve ser encarada com cuidado porque os materiaisnão absorvem igualmente todas as frequências, principalmente materiais de pequena espessura como a cortiça, causando distorções no som; não se podem aplicar esses materiais em qualquer recinto.
* Procedimentos importantes para um bom tratamento acústico do ambiente
* Distribuição homogênea do som: O som deve chegar a todos os pontos do ambiente com o mesmo (ou quase) nível sonoro. Porexemplo, para uma igreja ou um teatro, as pessoas posicionadas próximas a fonte sonora, bem como as pessoas no fundo do recinto, devem escutar com níveis próximos. Quando o ambiente é muito grande, ou a acústica é deficiente, deve-se recorrer à amplificação do som. Neste caso o projeto acústico se altera, incorporando outros aspectos. Deve-se lembrar que o som sem amplificação torna o ambiente maisnatural, devendo sempre ter prioridade (os teatros gregos comportavam milhares de pessoas com boa audibilidade).
* Boa relação sinal/ruído: O som gerado no interior do recinto deve permanecer com níveis acima do ruído de fundo. Daí a importância do isolamento do ambiente ao ruído externo. Embora existam muitos fatores envolvidos, pode-se afirmar que a permanência dos níveis de som em 10 dB acimado nível de ruído, assegura uma boa inteligibilidade sonora aos ouvintes. Novamente pode-se recorrer a amplificação sonora para solucionar os casos problemáticos.
* Reverberação adequada: Quando uma onda sonora se propaga no ar, ao encontrar uma barreira (uma parede dura, por exemplo), ela se reflete, como a luz em um espelho, gerando uma onda sonora refletida. Num ambiente fechado ocorremmuitas reflexões do som, fazendo com que os ouvintes escutem o som direto da fonte e os vários sons refletidos. Isso causa um prolongamento no tempo de duração do som, dificultando a inteligibilidade da linguagem. A esse fenômeno, muito comum em grandes igrejas, chama-se reverberação.
* Problemas acústicos comuns

* Reverberação e Tempo de Reverberação: Quando um som é gerado dentro de umambiente escuta-se primeiramente o som direto e, em seguida, o som refletido. No caso em que essas sensações se sobrepõem, confundindo o som direto e o refletido, teremos a impressão de uma audição mais prolongada. A esses fenômenos e dá o nome de reverberação. Define-se como tempo de reverberação o tempo necessário para que, depois de cessada fonte, a intensidade do som se reduza de 60dB, Se asparedes do local forem muito absorventes (poucos reflexivas), o tempo de reverberação será muito pequeno, caso contrário ocorrerá muitas reflexões e o tempo de reverberação será grande a fonte.

* Eco: O eco é uma consequência imediata da reflexão sonora. Define-se eco como a repetição de um som que chega ao ouvido por reflexão 1/15 de segundo ou mais depois do som direto. Considerando-se a...
tracking img