Ataxia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
taxia

A ataxia esta associada a incordenação dos movimentos voluntários. Os movimentos simples são retardados no inicio e suas velocidades de aceleração e desaceleração estão diminuídas. A velocidade, o ritmo, a amplitude e a força flutuam, produzindo um aspecto irregular. Como essas anormalidades são mais pronunciadas no inicio e no termino do movimento, suas manifestações clínicas maisobvias incluem dismetria terminal ou “ultrapassagem”, quando o membro se dirige ao alvo, e tremor intencional terminal à medida que o membro se aproxima do alvo. Os movimentos mais complexo tendem a se tornar decomposto em uma sucessão de movimentos individuais em vez de um único ato motor suave (assinergia). Os movimentos que elevem alterações rápidas na direção ou maior complexidadefisiológica, como caminhar, são mais afetados.
É um sintoma, não uma doença específica ou um diagnóstico. é um termo que cobre uma grande variedade de desordens neurológicas e, portanto, pode fazer parte do quadro clínico de numerosas doenças do sistema nervoso. Algumas formas de ataxia são mais comuns que outras e têm até nomes específicos, como por exemplo a ataxia de Friedreich, a mais comum entreas ataxias. Algumas ataxias são causadas por uma anormalidade genética e com freqüência os primeiros sintomas aparecem na infância (early onset). Outras formas podem aparecer até a metade da vida e são então conhecidas como de iniciação tardia (late onset). Geralmente, todo esse grupo de desordens neurológicas é conhecido como ataxia degenerativa porque os sintomas se agravam com o passar do tempo.A ataxia pode afetar os dedos, as mãos, os braços, as pernas, o corpo, a fala ou o movimento dos olhos. Essa perda de coordenação pode ser causada por diversas condições médicas ou neurológicas; por essa razão é importante que uma pessoa com ataxia procure auxílio médico para determinar a causa subjacente do sintoma e obter o tratamento apropriado.



Ataxia Sensorial

Ataxiasensorial resulta de distúrbios que afetam as vias proprioceptivas nos nervos sensoriais periféricos, as raízes sensoriais,a coluna posterior da medula espinhal ou o lemnisco medial. As lesões dos lobos parietal e talâmico são causas raras de hemiataxia sensorial contralateral. A sensibilidade de posição e de movimento articular (cinestesia) origina nos corpúsculos pacinianos e nas terminações nervosasnão-escapiladas nas cápsulas articulares, nos ligamentos, no músculos nos periósteo. Essas sensações são transmitidas através de fibras do tipo A muito mielinizadas dos neurônios motores aferentes, que entram no corno dorsal da medula e ascende sem se cruzar nas colunas posteriores. A informação proprioceptiva das pernas é transportada pelo fascículo grácil localizado medialmente, e a informaçãodos braços é transportada no fascículo cuneiforme localizado mais lateralmente. Esses tratos fazem sinapse com os neurônios sensoriais de segunda ordem do núcleo grácil e o núcleo cuneiforme no bulbo inferior. Os neurônios de segunda ordem decussam como fibras arqueadas internas e ascendem no lemnisco contralateral médio. Eles terminam no núcleo central posterior do tálamo, de onde os neurônios dterceira ordem se projetam para o córtex parietal.
A ataxia sensorial por polineuropatia ou as lesões da coluna posterior afetam tipicamente a marcha e as pernas de forma simétrica; os braços são envolvidos em menor extensão ou são totalmente poupados. O exame revela comprometimento da sensação de posição e movimento articular nos membros afetados. A sensibilidade vibratória também costumaesta afetada.

ATAXIA CEREBELAR


A ataxia cerebelar é produzida por lesões do cerebelo ou suas conexões aferentes ou eferentes nos pendúculos cerebelares, no núcleo vermelho, na ponte ou na medula espinhal. Devido a conexão cruzada entre o córtex cerebelar frontal e o cerebelo, a doença frontal unilateral também pode ocasionalmente simular um distúrbio do hemisfério cerebelar...
tracking img