Capacidade de campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FERNANDA RIBEIRO LIMA
GILSON LOPES SANTIAGO
RODRIGO NOBRE SANTANA
WILLYAN CALDEIRA CORTE

RELATÓRIO AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE CAMPO PELO MÉTODO DA BACIA DE SATURAÇÃO

JANUÁRIA - MG
MAIO/2012
FERNANDA RIBEIRO LIMA
GILSON LOPES SANTIAGO
RODRIGO NOBRE SANTANA
WILLYAN CALDEIRA CORTE

RELATÓRIO AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE CAMPO PELO MÉTODO DA BACIA DESATURAÇÃO

Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte De Minas Gerais – Campus Januária como parte das exigências para avaliação de nota parcial da disciplina de Relação Água-Clima-Solo-Planta do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental ministrada pelo professor José Alberto Alves de Souza.

JANUÁRIA - MG
MAIO/2012
RESUMO
O trabalho aqui apresentadofoi realizado numa área experimental do IFNMG, onde está implantada uma cultura de banana irrigada por micro-aspersão, objetivando a determinação da capacidade de campo (CC) através do método da bacia de saturação. Durante três dias foram coletadas amostras de solo nas profundidades de 0-20 cm e 20-40 cm, com auxílio de trado tipo rosca, para que fossem obtidos dados suficientes para a determinaçãoda capacidade de campo e no quarto dia utilizando o trado Ulhand para determinação do peso específico do solo (ρ).
1 – INTRODUÇÃO
A irrigação é uma técnica de produção agrícola necessária em todas as regiões, logo, é preciso utilizar um volume de água que muita das vezes é grande. E um dos desafios dos engenheiros agrícola é desenvolver melhoria e métodos para evitar esse desperdício. Sendoassim necessário conhecer a capacidade de campo, umidade do solo, ponto de murcha e etc.
A umidade de um solo esta relacionada ao volume de água nele armazenado. Logo, é de grande importância conhecer a umidade do solo para saber a disponibilidade de água e principalmente saber a quantidade de água a se usada na irrigação, alem de outras finalidades da umidade.
Já a capacidade de campo e a águadrenada para abaixo da zona radicular, ou para dentro de um dreno, onde não mais será disponível para a planta. É a capacidade que o solo tem de reter água mais que ao menos tempo estar disponível para as plantas.
Solos com partículas maiores ou de solos rasos, geralmente apresenta uma capacidade de campo menos, pois haverá um escoamento da água para os lençóis freáticos e uma diminuição daumidade, e solos com partículas menores a Cc é maior e típico de solo argiloso.
Se a capacidade de retenção de água de um solo for pequena, diminuirá a produtividade e haverá uma necessidade de irrigar muito mais vezes.

2 – METODOLOGIA
Para a determinação da capacidade de campo o solo foi umedecido até que a velocidade de infiltração da água do solo se tornasse bastante lenta, por meio deirrigação ou represamento de água, em uma bacia de 2,0 m de diâmetro. Após o umedecimento do solo, sua superfície foi coberta com uma lona preta para evitar evaporação.
Após 12 horas depois do solo umedecido e posteriormente coberto, foram feitas três amostragens de solo nas profundidades de 0-20 cm e 20-40 cm, a partir do primeiro dia a coleta de solo foi feita num intervalo de 24 h. Utilizando do métodopadrão de estufa, cada amostra foi pesada logo após ser coletada no campo, e posteriormente, levada a estufa por 24 h a 105 °C. Para a determinação da massa especifica do solo foi feito uso do trado Ulhand, seguindo a mesma metodologia descrita anteriormente para a análise das demais amostras, além de ter aferido as dimensões do anel de coleta por meio de paquímetro analógico.
Tabela 01 -Dimensões do anel do trado Ulhand utilizado para determinação da massa específica do solo. |
Dimensões do anel (Trado Ulhand) |
Altura (cm) | Diâmetro (cm) | Volume (cm3) |
5,29 | 4,66 | 90,02 |

Para a determinação da umidade do solo foram utilizadas as seguintes equações:
| (equação 01) |
Onde,
Up = umidade do solo, em porcentagem;
M1 = peso da amostra antes de ser levada a estufa...
tracking img