Capacidade de campo e ponto de murcha permanente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DETERMINAÇÃO DA UMIDADE DO SOLO NO PONTO DE MURCHA PERMANETE E NA CAPACIDADE CAMPO












UBERABA/MG
2012


INTRODUÇÃO


O conhecimento da umidade do solo é defundamental importância, pois indica em que condições hídricas encontram-se o mesmo. Para a realização da irrigação, a umidade do solo deve ser determinada anteriormente e servirá de parâmetro para aquantidade de água a ser aplicada pelo sistema.
A umidade do solo é um dos parâmetros básicos que caracteriza o estado hidrológico e o transporte de água na zona insaturada do solo, influenciandode modo decisivo outras propriedades físicas e processos que ocorrem no solo. Para a irrigação, o monitoramento visa, além do aspecto produtivo, o aspecto econômico no que diz respeito ao consumo deágua potável. A escassez de água é um fato que ameaça a humanidade, e ao não desperdiçá-la, fica assegurado esse bem para as gerações futuras. O monitoramento da umidade visa determinar com precisão alâmina d’água, considerando o armazenamento de água no solo, possibilitando, assim, um manejo mais eficiente da irrigação.
O solo é o reservatório natural de água para as plantas e todas aspráticas de manejo na agricultura visam promover condições ideais para o crescimento das culturas. Por ser um reservatório aberto para a atmosfera e para os horizontes ou camadas mais profundas do perfilde solo, muitos investigadores têm procurado quantificar a capacidade de armazenamento desse reservatório (retenção de água), como também os fluxos que ocorrem tanto na superfície (infiltração eevaporação) quanto na profundidade no solo (drenagem interna). Esses fluxos que ocorrem dentro do solo fazem parte de importantes processos do ciclo hidrológico. Findado o processo da infiltração, porexemplo, o movimento da água dentro do perfil de solo não cessa imediatamente e pode persistir por muito tempo. Esse movimento pós-infiltração é denominado drenagem interna ou redistribuição e se...
tracking img