Cap. 7 (busque oportunidades) do livro “o novo desafio da liderança”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

















Cap. 7 (Busque Oportunidades) do livro “O novo desafio da Liderança”


















Bárbara Lins
Carlos Henrique
Eduardo Gonçalves
Felipe Lins













Cap. 7 (Busque Oportunidades) do livro “O novo desafio da Liderança”Trabalho apresentado à disciplina de Auto-conhecimento e Liderança do curso de Administração da Universidade Salgado de Oliveira-UNIVERSO.

Orientador: Prof. Carlos Alberto Santos Mestre em Comercio Exterior











Recife
2012
RESUMO DO CAPÍTULO 07

• TOME A INICIATIVA


O estudo daLiderança se dá como homens e mulheres comandam os seus subordinados a fim de que saiam da inércia, buscando caminhos contra a adversidade, incerteza, da necessidade, dos transtornos, da transformação, da transcrição, da recuperação, dos novos começos e de outros significativos desafios. O líder mostra aos seus subordinados os caminhos a serem seguidos, sem que se preocupem com o passado emodificando o seu futuro, para um único fim, atingir os objetivos almejados.


• Não há mudança sem liderança


A liderança está ligada diretamente ao processo de inovação, a inovação significa mudança e mudança exige liderança. Com esse pensamento podemos analisar um caso em que a empresa Sun através de seu diretor de marketing Arvind entrou no mercado tarde e que suas principaisconcorrentes estavam bem consolidadas no mercado que são as empresas: IBM e HP na Rússia. Para que ele virasse o jogo era necessário inovar e para isso ele deu poderes às equipes da empresa para que montasse seu time cada uma, escolhendo por fim um líder. Ele trazia consigo uma frase “estamos todos no mesmo barco”. Durante 2 meses ele manteve contato diários com as equipes munindo-as de informaçõesnecessárias para o trabalho fosse a contento, outro ponto fundamental foi que ele delegou para as equipes locais manter contato direto com os parceiros de canal, realizando uma reunião para identificar com clareza as oportunidades e desafios inerentes ao projeto de integração dentro da empresa. Com base em todas as informações, críticas e sugestões ele pode tomar as atitudes corretas. Depois de dado oprimeiro passo Arvind decidiu numa manhã em pintar todos os bondes e ônibus de Moscou, imaginem o qual foi importante essa tomada de decisão com pura inovação já que essa frota de ônibus e bondes estava decadente. Isso foi o impulsionador para que as vendas da Sun saíssem do zero e atingissem a casa dos R$ 30 milhões em menos de 3 anos.

• Os líderes fazem acontecer

O bom líder é aqueleque é proativo e não espera as coisas acontecerem, se antevêem as situações e tomam as atitudes corretas para cada caso. O gestor que é proativo apresenta melhor rendimento na prática da liderança. O exemplo citado é sobre as quedas das ações da empresa Jean Campbell quando um terremoto demoliu sua estrutura. Jean decidiu voltar a operar plenamente a empresa num prazo de 2 semanas, falouabertamente sobre a situação aos seus clientes a fim de manter o seu fluxo de receita. Jean tomou a iniciativa e chamou pra si todos os seus funcionários tranqüilizando-os, com ajuda da IBM, planejou, organizou, escutou e motivou a todos. No prazo que ela determinou foi realizado e a empresa ficou em pleno funcionamento em dez dias úteis. Tudo isso graças a sua pro atividade em unir forças no momento maisdifícil.




• Encoraje a iniciativa nos outros


Os líderes tomam eles mesmos, a iniciativa e encorajam outros a fazerem o mesmo. Eles querem gente que fale, que ofereça sugestões de aperfeiçoamento e seja capaz de uma crítica construtiva. Com base nesse pensamento o engenheiro Stephen Ravizza mudou o seu pensamento sobre o sucesso, ele propôs 5 mudanças de design na empresa...
tracking img