Lendas e costumes indigenas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lenda da vitória-régia

A lenda da vitória-régia é uma lenda brasileira de origem indígena tupi-guarani.
Há muitos anos, em uma tribo indígena, contava-se que a lua (Jaci, para os índios) era uma deusa que ao despontar a noite, beijava e enchia de luz os rostos das mais belas virgens índias da aldeia - as cunhantãs-moças. Sempre que ela se escondia atrás das montanhas, levava para si as moçasde sua preferência e as transformava em estrelas no firmamento.
Uma linda jovem virgem da tribo, a guerreira Naiá, vivia sonhando com este encontro e mal podia esperar pelo grande dia em que seria chamada por Jaci. Os anciãos da tribo alertavam Naiá: depois de seu encontro com a sedutora deusa, as moças perdiam seu sangue e sua carne, tornando-se luz - viravam as estrelas do céu. Mas quem aimpediria? Naiá queria porque queria ser levada pela lua. À noite, cavalgava pelas montanhas atrás dela, sem nunca alcançá-la. Todas as noites eram assim, e a jovem índia definhava, sonhando com o encontro, sem desistir. Não comia e nem bebia nada. Tão obcecada ficou que não havia pajé que lhe desse jeito.
Um dia, tendo parado para descansar à beira de um lago, viu em sua superfície a imagem dadeusa amada: a lua refletida em suas águas. Cega pelo seu sonho, lançou-se ao fundo e se afogou. A lua, compadecida, quis recompensar o sacrifício da bela jovem india, e resolveu transformá-la em uma estrela diferente de todas aquelas que brilham no céu. Transformou-a então numa "Estrela das Águas", única e perfeita, que é a planta vitória-régia. Assim, nasceu uma linda planta cujas flores perfumadase brancas só abrem à noite, e ao nascer do sol ficam rosadas.
































Guaraná

Aguiry era um alegre indiozinho, que se alimentava somente de frutas. Todos os dias saía pela floresta à procura delas, trazendo-as num cesto para distribuí-las entre seus amigos. Certo dia, Aguiry perdeu-se na mata por afastar-se demais da aldeia. Jurupari, odemônio das trevas, vagava pela floresta. Tinha corpo de morcego, bico de coruja e também se alimentava de frutas. Ao encontrar o índio ao lado do cesto, não hesitou em atacá-lo. Os índios encontram-no morto ao lado do cesto vazio.
Tupã, o Deus do Bem, ordenou que retirassem os olhos da criança e os plantassem sob uma grande árvore seca. Seus amigos deveriam regar o local com lágrimas, até queali brotasse uma nova planta, da qual nasceria o fruto que conteria a essência de todos os outros, deixando mais fortes e mais felizes aqueles que dele comessem. A planta que brotou dos olhos de Aguiry possui as sementes em forma de olhos, recebendo o nome de guaraná.








































Costumes dos índios

Os índios possuem muitoshábitos comuns entre eles que podem variar muito de uma tribo para outra, os mais comuns são usar adornos feitos por suas próprias mãos como colares, pulseiras e tornozeleiras. Dentre seus hábitos podemos destacar a caça, o casamento, o fato de dormirem em redes e tomarem banho em rios ou na chuva. Estes costumes são sagrados para os índios que durante muitas gerações mantêm os rituais, entre oscostumes também cabe a eles fabricarem seus próprios instrumentos musicais e com eles realizarem rituais para casamentos ou mortes de integrantes da tribo.
Cada vez mais as tribos estão se extinguindo por fatores como, por exemplo, a urbanização, muitas tribos no Brasil e no mundo mantêm seus rituais, hábitos, crenças, costumes e ainda é um mistério para o homem branco entender a sabedoria deles. NoBrasil a tribo Ticuna é a maior possui 35.000 mil descendentes entre os que mantêm os costumes e outros que vivem em sociedade. Acredita-se que antes da chegada dos europeus ao continente americano existiam cerca de 100 milhões de índios em toda América, hoje em dia 400 mil índios ocupam reservas indígenas em territórios cedidos a eles pelo governo são mais de 170 línguas e 200 etnias, mas...
tracking img