Caos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Entre a Plataforma e o Partido: As Tendências Autoritárias e o Anarquismo – Patrick Rossineri
Para Rossineri o que define o anarquismo é a possibilidade da convivência da multiplicidade de tendências que almejam o mesmo fim – uma sociedade sem exploradxs nem oprimidxs. Contudo, algumas tendências no âmago do anarquismo apontam para conformação de um partido. Tais tendências surgiram e se embasamna Plataforma Organizacional dxs Comunistas Libertárixs elaborada pelo grupo Dielo Truda, no qual Nestor Makhno e Archinnof eram os militantes mais proeminentes. Por partido o autor entende “um grupo de pessoas formando uma organização política adscrita a uma ideologia e com um programa de ação, cuja finalidade é a tomada do poder político, é uma organização independente do Estado e tem comopretensão ser representante da vontade geral e dos interesses da maioria” (2007, pág. 1). Cabe uma ressalva, a concepção de partido anarquista não tem o escopo da conquista do poder político, mas enquadra, em teoria, nos moldes das estruturas partidárias burguesas e esquerdistas.
Para fundamentar essa posição, Rossineri remete-se ao surgimento dos partidos políticos. Origina-se no século XIX ligada aideia de representatividade, onde grupos com capital político e econômico apoiavam candidaturas parlamentares de um indivíduo. Com o desenrolar histórico esses grupos não se organizam mais em torno de um indivíduo e sim de um programa ou ideologia pré-determinados. É justamente neste período que cresce vertiginosamente a burocratização pautada numa estrutura para dirigir, administrar,representar, governar, enfim, se impor como instituição mediadora por meio da ação indireta.
Através de qual(is) alicerce(s) xs plataformistas, mais especificamente especistas e neoplataformistas, se apoiam para suscitar essa acepção de partido? Elxs argumentam que Bakunin via a necessidade história da construção de um partido revolucionário formado unicamente por anarquistas, o qual teve sua expressão naAliança da Democracia Socialista em 1868. Afirmar isso é ter uma noção completamente equivocada do significado de partido para autores como Bakunin e Malatesta e correr o risco de desembocar num profundo anacronismo. A proposta da Aliança era a de influenciar as massas à ação direta espontânea, à auto-organização e não dirigi-las ao poder ou como massa de manobra. Bakunin detinha grande interessena manutenção dessa organização numa sociedade pós-revolucionária partindo de sua ótica insurrecionalista e espontaneísta de revolução social. Ademais, xs especifista e neoplataformista tentam extrair outros pontos dos escritos de Malatesta que também se utilizou do termo partido, entretanto com um sentido completamente diverso, para ele partido seria a organização de indivíduos ou grupos comvistas a atingir determinado(s) objetivo(s). É imprescindível situar que Malatesta estava inserido no debate de grande repercussão da época de que se os anarquistas deveriam agir individualmente ou socialmente/organizadamente.
Após desvencilhar o plataformismo das concepções coletivista e comunista respectivamente de Bakunin e Malatesta, Rossineri delineia um paralelo entre a perspectiva deorganização de Lenin e a proposição de um partido anarquista. Lenin preconizava que a consciência revolucionária é introduzida ao proletário, é exterior à classe, pelo partido assumindo o papel de vanguarda autoconsciente, pois o proletariado por seus próprios meio só levaria adiante a luta econômica, se atolaria no reformismo, a luta não adquiriria um sentido revolucionário. A necessidade da uma teoriarigorosa uniforme para a revolução era imperativa, o centralismo democrático militarizado exigia disciplina férrea para unidade de ação, bem como programa, estratégia e concepção teórica unívoca – unitarismo partidista. Outro ponto pertinente é a repugnância ao espontaneísmo popular e a formação de quadros para um exército.
Afinal, quais são as propostas da Plataforma Organizacional dxs...
tracking img