Pacto social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Google


En la web
En eumed.net

Este texto forma parte del libro
Memorias de Economia
de Luis Gonzaga da Sousa
Para obtener el texto completo
para imprimirlo, pulse aquí












PACTO SOCIAL: FARSA OU SOLUÇÃO?







Ao se debelar o regime militar, a democracia nacional não tinha um projeto para acondução do país dentro de um clima de desenvolvimento e igualdade para todas as camadas sociais que renasciam para a liberdade de uma vida pacífica e cheia de perspectivas para todos que almejam um seu bem-estar econômico e social. Após o término do governo Figueiredo, os governos subseqüentes implementaram Pacotes para solução de curto prazo, talvez pensando num projeto de longo prazo para solucionaros problemas que a economia brasileira atravessava naquele momento, mas, sem sucesso. Foi neste sentido que surgiu a idéia de Pacto Social, por ser um programa já implementado em alguns outros países com alguns êxitos e certos fracassos; porém, só divulgavam para a comunidade brasileira a parte bem sucedida deste acordo entre governo, empresários e trabalhadores para uma solução nacional, semdúvida alguma, urgente.

Porém, o que é Pacto Social? Qual é a idéia desse Pacto? Por que se quer fazer tal Pacto Social? A estas perguntas se somam muitas e muitas outras de fundamental importância para os analistas políticos e economistas brasileiros da atualidade. Uma conceituação mais precisa de Pacto Social é a de que as diversas classes sociais do país se juntem; discutam a crisenacional; levantem possíveis soluções que atendam a todos e formalizem como consenso desses segmentos sociais, tais como: empresários, trabalhadores e governo. É mais uma maneira de tentar solucionar o problema da classe dominante, quer dizer, do capital monopolista internacional e nacional que está vendo seu patrimônio sendo desmoronando e precisa de forma imediata, uma maneira para salvar essepoderio, isto devido ao prolongamento da crise nacional brasileira que reflete no processo inflacionário. Deste modo, querem acabar com a inflação. Impossível!

O Pacto Social brasileiro fundamenta-se principalmente, na busca de solução ao processo inflacionário, isto é, acabar a inflação por decreto, como se ela fosse uma variável palpável, manuseável, ou controlávelconcretamente. A inflação é o resultado dos desajustes que a economia sofre, é uma anomalia decorrente de irregularidades, cujos mecanismos utilizados no sistema econômico que culminam com os aumentos exagerados de preços, geram desemprego, desinvestimentos, diminuição da renda nacional, pouca produção, e o mais calamitoso, uma desvalorização da moeda nacional. Neste processo de desequilíbrio, uns perdemoutros ganham, uns perdem mais outros perdem menos, uns ganham mais outros ganham menos. Contudo, no Pacto Social, por hipótese, todos se sacrificam para tentar dar solução ao problema brasileiro que está se tornando crônico, sem solução, e como tal a banca rota, ou a insolvência da economia do país é o resultado mais certo que existe.

Como fazer o Pacto Social, se os trabalhadores jáperdem naturalmente neste processo de crise que se alastra? Sem os trabalhadores, as hipóteses levantadas não têm mais as consistências desejadas. Por outro lado, se os trabalhadores cedem, alguma outra variável fica de fora do processo, porque não se quer abrir mão a qualquer sacrifício que por ventura vá ter que arcar, como é o caso da participação do Estado. E, novamente, começam-se a criarproblemas para quem perde neste processo todo. Ninguém quer perder. Ninguém quer se sacrificar. Só um é que perde sempre calado, e continua a perder em todo processo, que é o trabalhador; cujos reclamos são mínimos e muitas vezes incompreendidos; pois, ele é sempre taxado de baderneiro, de agitador, de insuflador político; mas, em verdade, perdem abertamente sem choromingar; como é o caso dos...
tracking img