Canteiro de obra - planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Canteiro de Obra
Trabalho Prático 1

Introdução
A obra a ser desenvolvida está localizada na cidade de Itajaí, onde será construído um empreendimento composto por dois blocos residenciais, sendo um com 23 e outro com 17 pavimentos, totalizando em 132 apartamentos e área total de construção de 20416,65m².
O terreno onde será implantada a edificação possui uma área de 2957,13m², e está situadaentre as ruas Pedro Camilo da Silva e Onze de Junho.

1. Elaborar plano inicial para desenvolvimento do planejamento do canteiro de obras.
a) Inicialmente conforme a NR18, antes de qualquer atividade no terreno, deve-se comunicar a Delegacia Regional do Trabalho e fornecer as seguintes informações.
* Endereço correto da obra;
* Endereço correto e qualificação (CEI,CGC ou CPF) docontratante, empregador ou condomínio;
* Tipo de obra;
* Datas previstas do início e conclusão da obra;
* Número máximo previsto de trabalhadores na obra.

b) Devido ao porte da obra, é previsto que seja obrigatória a criação de um PCMAT, portanto torna-se necessário a contratação de um profissional habilitado para execução do documento, onde contenha todas as informações relacionadas àscondições e meio ambiente de trabalho.

Documentos que Integram o PCMAT:
* Memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas preventivas;
* Projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra;
* Especificaçãotécnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas;
* Cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT;
* Layout inicial do canteiro de obras, contemplando, inclusive, previsão de dimensionamento das áreas de vivência;
* Programa educativo contemplando a temática de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, com sua carga horária.

Além dos documentoscontidos no PCMAT é necessário a criação de dois programas o PPRA – (Programa de Prevenção e Riscos Ambientais) descrito na NR 9, e o PCMSO – (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) descrito na NR 7.

c) O PPRA é um programa desenvolvido para estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, frente aos riscos dos ambientes detrabalho. Para efeito do PPRA, os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores. As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com aparticipação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.

d) O PCMSO monitora por anamnese e exames laboratoriais a saúde dos trabalhadores. Tem por objetivo identificar precocemente qualquer desvio que possa comprometer a saúde dos trabalhadores. O objetivo do PPRA é levantar os riscos existentes e propormecanismos de controle. Os riscos não eliminados são objeto de controle pelo PCMSO. Portanto, sem o PPRA não existe PCMSO, devendo ambos estarem permanente ativos.


2. Elaborar lista de elementos do canteiro para três fases distintas. (Inicial / Pico de Obra / Desmobilização)
Para fase inicial do canteiro de obras, tem uma série de elementos que devem ser seguidas e podem ser classificados até comoelementos mínimos para começar:
* Tapume;
Elemento inicial na obra, sendo que este delimita o perímetro do terreno, além de garantir que somente pessoas autorizadas tenham acesso ao canteiro de obras.
O tapume também pode ser usado como ferramenta de marketing e a qualidade do seu material deve ser compatível com o tempo de execução da obra.
* Portaria;
É importante escalar um...
tracking img