Cancer de mama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
" Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould
Método científico é uma forma de investigação da natureza. Para isso, não leva em consideração superstições ou sentimentos religiosos, mas a lógica e a observação sistemática dos fenômenos estudados.
Os cientistas criam, então, um conjunto de teorias baseadas nessesestudos e observações, e essas teorias são sujeitadas a uma seleção natural, até que se chegue a uma explicação satisfatória para os fatos observados. Essa teoria deve ser consistente com os fatos. Deve poder prever que, em condições e situações idênticas, os resultados esperados devem se repetir. Qualquer pessoa, tendo acesso aos experimentos, deve poder obter os mesmos resultados independentemente.Teorias baseadas em misticismo, que subsistem através de dogmas de fé, crivadas de superstições, não podem fornecer resultados nem aplicações. É o caso de toda Teoria Criacionista, onde um ser sobrenatural criou o Universo e a vida. Em contrapartida, temos duas teorias científicas: O Big Bang, a teoria mais aceita no meio científico para explicar o surgimento do Universo; e a Teoria da Evolução,que nos convida a entender como, através de passos simples e bem compreendidos, a vida surgiu na Terra há mais de 3,5 bilhões de anos e vem evoluindo através da seleção natural cumulativa. (...)
Os métodos científicos são impessoais e objetivos. Explicações metafísica são subjetivas, baseadas em experiências pessoais e em paixões.
Um cientista não deve assumir saber a verdade sobre o quetenta explicar a priori. Quem assume que já possui a verdade sobre alguma coisa antes de investigar, tem seu poder de avaliação dos fatos comprometido com idéias pré-estabelecidas, o que acaba prejudicando seu julgamento. Preconceitos nunca são bem vindos quando se busca explicações científicas.
Quando estão ainda em desenvolvimento, teorias científicas não passam muitas vezes de palpites. Asinformações são geralmente limitadas e escassas. Mas com o passar do tempo, através de testes de cada hipótese, reformulações e analises, a teoria vai tomando forma, até que seja confirmada. Então, a teoria leva a uma concordância com as experiências, pode ser repetida por outros, e pode fazer predições úteis. Se não se demonstrar verdadeira, o cientista não deve se apegar a sua teoria.
Diferentementedo que querem os que atacam os métodos científicos, teorias científicas não são meros palpites ou especulações. Como analisamos no caso da Teoria da Evolução, uma teoria deve se prestar a explicar as observações e deve poder fazer predições, tendo como conseqüência de sua legitimidade a sua aplicação e aceitação.
Francisco Saiz é professor de lógica e programação da Fundação Paula Souza,formado em Ciência da Computação pela Universidade Mackenzie, e aluno de mestrado em Inteligência Artificial no Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares da USP - Universidade de São Paulo


O Método Científico é indispensável à aquisição de Conhecimento Científico.

Todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo queempregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é de alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos.
(Lakatos, Eva M. e Marconi, Marina A., "Metodologia Científica", Editora Atlas S.A., São Paulo SP. 1991, p.39)
Charles Darwin
O método científico é a teoria da investigação. Esta alcançaseus objetivos, de forma científica, quando cumpre ou se propõe a cumprir as seguintes etapas:
a) descobrimento do problema ou lacuna num conjunto de conhecimentos. Se o problema não estiver enunciado com clareza, passa-se à etapa seguinte; se o estiver, passa-se à subseqüente;
b) colocação precisa do problema, ou ainda a recolocação de um velho problema, à luz de novos conhecimentos...
tracking img