Portuquesas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Se a mulher desempenhou em todas as civilizações o papel de provedora de alimentos da família e de responsável pela organização doméstica, nos primeiros tempos da colonização, em virtude da falta demulheres brancas, as índias assumiram seu lugar, ensinando a socar o milho, a preparar a mandioca, a trançar as fibras, a fazer redes e a moldar o barro. Nos séculos subseqüentes, as portuguesasuniram-se a elas para comandar as grandes vivendas rurais e tiveram como aliadas as escravas negras. No espaço do domicílio, e no que toca aos costumes domésticos, a figura feminina ganhou destaque, emboraseja inegável que sua importância e influência na colonização não ficaram restritas à esfera doméstica, pois até nas bandeiras elas estiveram presentes, compartilhando com os homens inúmerasaventuras e o trabalho do dia a dia.

Era, todavia, a cargo delas que ficava o asseio e a limpeza da casa, a preparação dos alimentos, o comando das escravas e dos índios domésticos, além de grande parte daindústria caseira. Afinal, toda a sua educação era voltada para o casamento, para as atividades que deveriam desempenhar enquanto mães e esposas. Não causa espanto, pois, que nas denúncias feitas aovisitador inquisitorial na Bahia e em Pernambuco, no século XVI, as mulheres fossem o alvo preferido das acusações de práticas judaizantes referentes a costumes domésticos.
Logo após Portugal terdescorberto o Brasil e ter começado a colonizalo o rei de Portugal vê a necessidade de povoar a nova e rica colônia. Então o que faz? Começa a enviar para cá “carregamentos” de mulheres brancas dePortugal. Mulheres estas virgens, muito jovens e geralmente filhas de nobres falidos, endividados com a coroa portuguesa. Essas jovens eram obrigadas a vir para o Brasil para pagar a dívida de seus pais.Chegando aqui eram entregues aos colonizadores, homens geralmente muito mais velhos do que elas, para “reproduzir-se” e formar a nova sociedade colonial. É claro que não precisamos nem dizer que tudo...
tracking img