Campo eletrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FIS01202– Física Geral e Experimental III Lista 1.2 – Campo Elétrico 1) Qual deve ser o módulo de uma carga puntiforme para que o campo elétrico a 1m de distância dela seja de 1N/C? 2) As três cargasda Fig. 1 estão nos vértices de um triângulo eqüilátero. O campo elétrico é nulo em C, quanto vale Q? 3) Qual é o módulo, a direção e o sentido do campo elétrico no centro do quadrado da Fig. 2? 4)Para a situação da Fig. 3: (a) Localizar o ponto (ou pontos) em que o campo elétrico é nulo. (b) Esboçar as linhas (de força) do campo elétrico.

5) Qual é campo elétrico resultante E no ponto Pproduzido (a) pelas quatro cargas da Fig. 4 e (b) pelas três cargas da Fig. 5. 6) Calcular o campo elétrico do dipolo elétrico da Fig. 6 no ponto P sobre a mediatriz e a uma distância r >> d. Expressar oresultado em termos do momento de dipolo elétrico p.

7) Uma barra isolante, fina e de comprimento L tem carga total q uniformemente distribuída em sua extensão. (a) Determinar o campo elétrico E noponto P sobre a mediatriz e a uma distância y da barra, como indicado na Fig. 7 (b) Mostrar que se y >> L a barra se comporta como uma carga pontual. 8) Uma barra isolante, fina e de comprimento Ltem carga +Q (-Q) uniformemente distribuída ao longo de sua metade direita (esquerda). Determinar o campo elétrico E no ponto P sobre a mediatriz e a uma distância y da barra, como indicado na Fig. 8. 9)Uma barra isolante, fina e de comprimento L tem carga total -q uniformemente distribuída em sua extensão, ver Fig. 9. (a) Determinar o campo elétrico E no ponto P no eixo da barra e a umadistância a da extremidade direita da mesma. (b) Mostrar que se a >> L a barra se comporta como uma carga pontual. 10) Uma barra fina, isolante e “semi-infinita” tem densidade linear de carga constante.Mostrar que o campo elétrico no ponto P da Fig. 10 faz um ângulo de 45˚ com a barra e que esta situação não depende de R.

11) Uma barra fina de vidro é encurvada em um semicírculo de raio r. Uma...
tracking img