Imapctos ambientais relacionados a atvidade mineradora.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UFF - Universidade Federal Fluminense
Curso: Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente
Professora: Chou Sin Hwa

Impactos Ambientais relacionados à mineração

Bárbara Araújo
Gabriela Farinha
Natália BragançaGustavo Escriva

Niterói,

Dezembro/2008.

1. Introdução

A mineração é o conjunto de atividades relativas à descoberta e extração de minerais que se encontram sob a superfície da terra. Os minerais podem ser metais (como ouro e cobre) ou substâncias não metálicas (como carvão, amianto e cascalho). Como atividade industrial, amineração é indispensável para a manutenção do nível de vida e avanço das sociedades modernas. Desde os metais às cerâmicas, equipamentos elétricos e eletrónicos, computadores, cosméticos, estradas e muitos outros produtos e materiais que são utilizados diariamente; todos eles têm origem na mineração.
A imagem negativa desta atividade junto a sociedade em geral, sobretudo nas últimas décadas, deve-sesobretudo aos profundos impactos negativos que ela pode ter no ambiente e que têm sido a causa de numerosos acidentes ao longo dos anos.
Não se pode esquecer que a capacidade desta atividade em fornecer à sociedade os materiais que esta necessita é finita, pois muitos dos recursos minerais explorados não são infinitos.

2. Desenvolvimento

2.1 Características da mineração

Apartir da revolução industrial, os minerais começaram a ser extraídos e usados em grandes quantidades. Mais recentemente, essa tendência cresceu: em 1999, aproximadamente 9,6 bilhões de toneladas de minerais comercializáveis foram extraídas do solo, quase o dobro que em 1970.
Na Conferência Rio + 10, realizada de 26 de maio a 29 de agosto de 2002, em Johannnesburgo, a mineração foiconsiderada como uma atividade fundamental para o desenvolvimento econômico e social de muitos países, tendo em vista que os minerais são essenciais para a vida moderna. A mineração é um dos setores básicos da economia de um país, contribuindo para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida da população, desde que seja realizada com responsabilidade social e de acordo com o desenvolvimento sustentável.Por outro lado, existem evidências que a mineração limita a capacidade de uma nação de sustentar o seu crescimento econômico. O Zaire, a Bolívia e a Serra Leoa, por exemplo, não são simplesmente pobres, foram empobrecidos durante centenas de anos com a extração de seus minérios. Segundo um relatório das Nações Unidas, quanto maior for a dependência das exportações de minerais dos países, o maisprovável é que o padrão de vida seja pior. Níveis de dependência de minerais mais elevados estão estreitamente ligados a maior índice de pobreza e taxas de desnutrição infantil e mortalidade mais altas.
Os países industriais consomem mais de dois terços da produção anual dos nove minerais mais importantes. Os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália, o Japão e a Europa Ocidental, com 15% dapopulação mundial, consomem em conjunto a maior parte dos metais produzidos todo ano: aproximadamente 61% do alumínio todo, 60% do chumbo, 59% do cobre e 49% do aço. Embora o cenário mineiro internacional inclua um número relativamente grande de empresas, somente poucas dominam o cenário.
A História do Brasil tem íntima relação com a busca e o aproveitamento dos seus recursos minerais, quesempre contribuíram com importantes insumos para a economia nacional, além de terem sido muito importantes para o início da ocupação desse país. O subsolo brasileiro possui importantes depósitos minerais, a partir dos quais são produzidos cerca de 70 substâncias, sendo 21 do grupo de minerais metálicos, 45 dos não-metálicos e quatro dos energéticos. O perfil do setor mineral brasileiro é composto...
tracking img