Campo de futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O INÍCIO
A história do GRESFI inicia-se no dia l5 de novembro de 1967, quando as diretorias do Esporte Clube Guairacá, do Grêmio Olavo Bilac e da Caixa Esportiva e Beneficente dos Graduados do 1º Batalhão de Fronteira se reuniram para a fusão das três associações por se tratar de congêneres. As três associações, o Guairacá fundado no dia l7 de janeiro de 1945, o Grêmio Olavo Bilac fundado nodia 16 de dezembro de 1951 e a Caixa dos Graduados fundada em 14 de junho de 1965, tinham como principal objetivo o congraçamento familiar, cultural, recreativo e esportivo dos suboficiais, subtenentes e sargentos das guarnições militares das Forças Armadas sediadas em Foz do Iguaçu.
A FUSÃO
Diante do principal objetivo das associações e a necessidade da união dos graduados, no dia l5 denovembro de 1967 as diretorias das três associações se reuniram para a fusão do que é hoje o GRESFI.
O ANTIGO AEROPORTO E A ATUAL SEDE
O primeiro pouso na cidade ocorreu no dia 23 de março de 1935, mas o antigo aeroporto foi somente inaugurado em 1941 pelo Ministério da Agricultura, porém sempre foi administrado pela Aeronáutica através do antigo Departamento de Aviação Civil – DAC. Na década de 1960a Aeronáutica sentiu a necessidade de transferir o aeroporto para outra área, pois as operações aéreas e a segurança de vôo estavam sendo afetadas com o crescimento da cidade em seu entorno, o terminal de passageiros não atendia mais a demanda e as empresas aéreas solicitavam pista de asfalto para pouso das aeronaves providas com motores à reação (jatos). Em 1972 o aeroporto foi transferido paraa atual área, ficando a Aeronáutica com a responsabilidade de transferir todo o patrimônio para seus antigos proprietários ou herdeiros. A área onde hoje é a sede do GRESFI foi devolvida para os proprietários Sr. Antonio Ferreira Damião Netto, o qual transferiu por interveniência da Aeronáutica para o clube através da Escritura Pública de Doação, lavrada em data de 25 de setembro de 1972.
LOCALNOSTÁLGICO
Em se tratando de recordações do passado, nada mais singela do que a lembrança do período em que, onde hoje é a sede do clube foi o primeiro terminal de passageiros da região oeste do estado. O Suboficial Meteorologista da Aeronáutica Arsonval Cordeiro Mota, hoje aposentado, conta quando visita as antigas instalações do aeroporto sente saudades dos tempos áureos daquela época apesarde toda dificuldade para manter os equipamentos em perfeito funcionamento. Chegou à cidade na graduação de Cabo na década de 1950 e nunca mais foi embora chegando à graduação de Suboficial.
O Suboficial da Aeronáutica, Haroldo Carlos Alvarenga, primeiro Controlador de Vôo em Foz do Iguaçu, também aposentado, desembarcou em Foz do Iguaçu a bordo de um DC3 da Força Aérea em agosto de 1968juntamente com Vicente Alves. Na época eram Terceiros Sargentos recém chegados da Escola de Formação de Sargentos em Guaratinguetá-SP. Disse quando desembarcou, não via a hora de ir embora, entretanto já está na cidade há mais de 40 anos e gosta tanto de Foz do Iguaçu que nem pensa em voltar para sua cidade natal. O Alvarenga também foi o responsável por zelar pelo patrimônio e documentos do antigoaeroporto até a doação e posse por parte do GRESFI. O Suboficial Valmir Eugenio Schmidt, atualmente militar reformado da Força Aérea Brasileira, chegou à cidade na década de 1960, casou e teve dois filhos e nunca mais foi embora também. Foi o principal responsável pela transferência do antigo aeroporto. Quando ainda aeroporto, o local foi palco de visitantes ilustres como Walt Disney, ator Henry Fonda,atriz Grace Moore, 1ª Dama Sra. Sarah Kubitscheck, Presidentes do Brasil Getulio Dornelles Vargas, Juscelino Kubitscheck, João Goulart, Humberto de Alencar Castelo Branco e Presidente do Paraguai Alfredo Stroessner.
OS PIONEIROS
À época os graduados do Exército e da Aeronáutica com o apoio do Comando do então 1º Batalhão de Fronteira e do Destacamento de Proteção ao Vôo se uniram para...
tracking img